TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 11

Para iniciar nosso estudo sobre Contabilidade Pública é importante primeiro entender o que é a contabilidade e alguns termos que iremos utilizar referentes a ela.

Para D’Auria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “[...] contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “[...] contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade examina, registra e interpreta os fatos que afetam o patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema em si, fazendo parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

Vídeo

Vamos viajar no tempo e ver um vídeo sobre a História da Contabilidade:

< http://www.youtube.com/watch?v=qw5wbbPwXTg >.

Objeto e objetivos da contabilidade

Continuando nosso estudo vamos entender qual é o objeto de estudo e os objetivos da contabilidade:

De uma forma bem resumida podemos afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto de estudo da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - FIPECAFI (2003, p. 48): “[...] o objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras”.

Já Iudícibus (2004, p. 21) afirma que “[...] o objetivo da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais”.

Convido vocês agora a assistirem um vídeo explicando sobre o objetivo da Contabilidade. Vamos lá:

Vídeo:

< http://www.youtube.com/watch?v=w1EOtXgc4QU >.

Patrimônio

De acordo com Marion (2009, p. 37, grifo do autor),

[...] o termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.

Vídeo

Vamos aprender um pouco mais sobre Bens, Direitos e Obrigações? Vejam o vídeo que segue:

< http://www.youtube.com/watch?v=5zLWWkjkKco >.

Antes de iniciar nosso estudo sobre a Contabilidade Pública gostaria de convidar vocês a assistirem a uma entrevista em que um empresário descreve a importância da contabilidade para uma empresa e depois ele demonstra na prática o que são bens, direitos e obrigações. Após assistirem a estes vídeos eu gostaria que vocês comentassem no fórum da disciplina sobre a importância da Contabilidade Comercial e de que forma a contabilidade irá auxiliar na Gestão Pública.

Vídeo

Vídeo 1: < http://www.youtube.com/watch?v=O9MqnxkdgtY >.

Vídeo 2: < http://www.youtube.com/watch?v=oON17FSTxZ4 >.

Vídeo 3: < http://www.youtube.com/watch?v=QT6svdVW83k >.

Vídeo 4: < http://www.youtube.com/watch?v=DgdEnE5259M >.

Questão para reflexão

Será que o Patrimônio Público é a mesma coisa do patrimônio de uma empresa?

Contabilidade pública

Através da leitura da Lei nº 4320/64, chegamos à conclusão de que a Contabilidade Pública é o ramo da contabilidade geral que registra e controla os atos e fatos da Administração Pública em todos os níveis, demonstra o Patrimônio Público e suas variações, bem como o responsável pela elaboração dos relatórios exigidos pela mesma lei para a prestação de contas da execução do orçamento.

Orçamento? Isso mesmo! O ente público deve ter um orçamento autorizado pelo Poder Legislativo, para que aí ele possa dar andamento em suas entradas e saídas dos recursos.

O Orçamento Público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei), contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um governo em um determinado exercício (geralmente um ano) e é fundamental para a Contabilidade Pública, pois suas informações gerarão registros nas contas do subsistema orçamentário que são os primeiros registros realizados dentro do exercício.

O Poder Executivo é o responsável pela elaboração do orçamento. Para realizar esse planejamento a Constituição Federal prevê três leis que devem ser estabelecidas periodicamente, segundo seu artigo 165:

Vídeo

O Plano Plurianual (PPA)

< http://www.youtube.com/watch?v=gjI27Wo_Y4M >.

< http://www.youtube.com/watch?v=34RkCRc1fcc >.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

< http://www.youtube.com/watch?v=hl7cLXJSL2o >.

< http://www.youtube.com/watch?v=c1-7KkcxHUI >.

A Lei Orçamentária Anual (LOA)

< http://www.youtube.com/watch?v=vAUZ6WrEzSg >.

< http://www.youtube.com/watch?v=1NMxPot1NFc >.

Link

Convido você agora a ler sobre o Ciclo Orçamentário no link:

< https://atepassar.s3.amazonaws.com/demo_pdfs/orcamento_publico_para_concursos_06.pdf >.

O Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com