TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Para efeitos didáticos, a Contabilidade normalmente é dividida em áreas. A divisão em áreas tem como objetivo o estudo mais aprofundado de determinados aspectos da Contabilidade. Essas áreas, porém, não se tornam matérias independentes, pois têm o mesmo objeto que a Contabilidade, ou seja, tratam do mesmo assunto: o patrimônio.

Este semestre temos como tema a Contabilidade Industrial, ou seja, as disciplinas estão voltadas para indústria de um modo geral, o que não significa que muito do que será estudado só é utilizado na mesma.

Nossa história mostra que o desenvolvimento industrial foi responsável pela urbanização, pela integração da população ao consumo e pelo crescimento dos demais setores da economia, o que ratifica a importância do estudo da Contabilidade Industrial.

2 DESENVOLVIMENTO

Com o auxilio dos Referenciais Curriculares Nacional para a Educação infantil o educador pode preparar suas aulas com objetivos e metas mais claras, sabendo o que vai ser trabalhado e porque vai ser trabalhado.

A Educação infantil tem percorrido um trajeto cheio de obstáculos aos longos dos tempos e mesmo com tantas conquistas muitas vezes nos deparamos com pais e infelizmente até mesmo alguns professores que desconhecer a verdadeira função da mesma nos dias atuais.

Nessa mesma perspectiva também encontramos a Educação Especial que quer queiram ou não esta conquistando cada vez mais espaços nas escolas comuns.

No que diz respeito ao período da infância, considera a Inclusão escolar como alternativa necessária, a ser implementada desde os primeiros anos de vida. Para a efetivação desse modelo, requer a positiva participação da Instituição, da família e também da própria criança, em um esforço conjunto de aprendizagem compartilhada (RCNEI, 2000, p.09).

A falta de informação e até mesmo de interesse, são os principais vilões que dificultam o trabalho em sala de aula.

Muitas escolas afirmam não estarem preparadas, tanto em relação ao espaço físico que não dispõem nenhuma acessibilidade quanto em relação à formação especificas dos educadores e profissionais que nelas atuam, sendo assim:

A escola tem um papel muito importante na vida da criança e do jovem. Ao entrar na escola, eles têm a oportunidade de conviver e de se relacionar com diferentes pessoas, aprendendo a perceber que todas têm características próprias, que nenhuma é igual a outra. Dessa forma, ela vai passar por muitas experiências novas e, assim, vai agir, reagir, mudar sua forma de pensar, criar um jeito próprio de se relacionar com o mundo (RITA, Ana Paula, 2007, p.8).

Dessa forma observa-se que o trabalho do educador é de fazer com que as crianças percebam que todos são diferentes, e isso não faz de ninguém melhor ou pior apenas nos fazem únicos.

Quanto antes a criança ingressar na escola mais fácil será para que o professor trabalhe a diversidade,nesse caso na Educação Infantil, até mesmo porque elas estão em processo de construção de conceitos e valores.

O professor precisa conhecer todos os seus alunos, no caso do aluno com necessidade educacionais especial é necessário que se faça um levantamento das dificuldades, habilidades, capacidades, interesses para a partir desse diagnóstico direcionar as atividades que serão propostas.

Quando acontece esse levantamento de informações o professor se sente mais seguro, porque ele já tem um ponto de partida para buscar atividades diferenciadas para serem trabalhadas com esse aluno.

É importante ressaltar que trabalhar diferenciado não é, por exemplo, passar atividades que não tenham relação com as que estão sendo feitas pelo os demais alunos.

Por exemplo, se um professor planejar trabalhar esquema corporal com os alunos não pode simplesmente dar um desenho de um boneco para que a criança com necessidades educacionais e achar que isso é uma atividade diferenciada, muito pelo contrário dessa forma o professor estará excluindo o aluno e não o incluindo.

As atividades diferenciadas devem fazer parte do conteúdo proposto para a aula, por exemplo, em uma turma com 25 alunos a professora irá realizar uma atividade de percepção visual, mais vale ressaltar que na sala tem um aluno com deficiência visual, como fazer essa atividade com ele?

A resposta é bem simples, se a professora vai passar um desenho para que os alunos pintem usando as cores correspondentes, ela deverá passar o mesmo desenho para o aluno com deficiência visual, mais como?

Pois bem, ela poderá contornar o desenho utilizando um barbante e poderá ainda identificar os lápis de cor com pedaços de retalhos com texturas diferentes, dessa forma o aluno estará sendo incluído na atividade proposta, usando um recurso que lhe permitirá realizar a mesma.

Analisando o exemplo acima podemos concluir que a professora alcançou o objetivo proposto, que era trabalhar a percepção visual, lembrando que o tato é os olhos pelos quais os alunos com deficiência visual podem enxergar o mundo ao seu redor, sendo assim:

Tais dificuldades somente poderão ser eliminadas por meio da convicção de que a escola precisa mudar da vontade política de promover mudança e a construção de novas formas de relacionamento, no contexto educacional, levando em conta o potencial e o interesse de cada aluno (EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2004, p.09).

Em todas as etapas do ensino a escola e a família precisam estar juntas nesse processo para se ter os resultados esperados, ainda mais se tratando da Educação Infantil que é a base para os anos subseqüentes

Ao chegar na escola pela primeira vez as crianças já trazem consigo uma bagagem de conhecimentos que precisa ser valorada pelo professor.

A escola precisa ser aconchegante e a professora tem que passar segurança para que a criança tenha confiança nela, até mesmo porque é uma nova etapa em sua vida que esta se inicianda.

Muitos educadores têm uma idéia equivocada de que os alunos com necessidades educacionais especiais só deverão entrar na escola com idade referente a sala de alfabetização, isso acontece por falta de conhecimento de leis vigentes, como:

A Constituição Brasileira afirma no artigo 208: “... atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com