TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGENCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  14/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

ALMEIDA, Luana Xavier; DAMASCENO, Suzane Torres da Silva; LEITÃO, Maria Heloísa Teodoro; LIMA, Francisca Nikelly; LUCENA, Raelma Alves; SILVA, Victória Régia Paz; TEIXEIRA, Jéssica Silva.

Professor (a) Orientador (a): Soraia Pereira Jorge de Sousa.

  1. RESUMO

O presente trabalho trata da importância da inteligência emocional nas organizações, assunto este de grande valia para o bem-estar e desenvolvimento humano, bem como para proporcionar um ambiente de trabalho mais motivador. O objetivo dessa pesquisa é verificar o entendimento das pessoas com relação a importância da inteligência emocional. O estudo teve como base uma pesquisa com tema em questão, feita com pessoas aleatórias através da plataforma de pesquisa Google forms. Percebeu-se que 92,1% dos participantes consideram que a falta da inteligência emocional afeta diretamente no ambiente de trabalho. Dessa forma conclui-se que a presença da inteligência emocional nas organizações, os profissionais passam a desenvolver suas habilidades de controlar seus impulsos, administrar suas emoções e agir com coerência, sendo inteligente ao direcionar o trabalho, proporcionando uma melhoria continua nos relacionamentos entre os membros da equipe, as partes interessadas e a organização.

2 . INTRODUÇÃO

Décadas atrás, não havia grandes preocupações em si cativar os funcionários, quando se tratava de questões emocionais então, o assunto era visto como de pouca importância. Bastava ter um bom currículo e o profissional já poderia ser considerado o melhor.

Na sociedade contemporânea de mercado, com a evolução da tecnologia e da ciência a perspectiva é outra. Hoje as organizações passaram a avaliar seus colaboradores com novos critérios. Deixando de dar importância apenas para formação ou o grau de especialização, para abrir um espaço para a maneira que as pessoas interagem com a sociedade e com elas próprias. Estes novos critérios estão sendo cada vez mais utilizadas pelas organizações, como ferramenta de auxílio ao conhecimento de cada profissional, e como fator decisivo para no processo de admissão, já que com a evolução da psicologia, psiquiatria e neurociência, foi-se descobrindo diversos fatores como a inteligência emocional (IE), que determina, em muitos casos, o sucesso de pessoas nas organizações.

   Dentro desse contexto questiona-se: Como a falta da inteligência emocional pode afetar no ambiente de trabalho?

   Nesse sentido o presente artigo tem como objetivo geral fazer uma análise sobre a importância da inteligência emocional nas organizações. Para isso, temos como objetivos específicos:

  • Identificar o que é inteligência emocional.
  • Entender como se desenvolve a inteligência emocional.
  • Explicar a importância da inteligência emocional nas lideranças.

       As empresas desenvolvem essas novas práticas com intuito de, através delas, os funcionários passarem a trabalhar melhor em equipe, passando a compreender melhor a si mesmos e ao próximo.

      Tendo mais empatia, motivando-se constantemente a atingir objetivos cada vez mais grandiosos. Além de ter controle sobre o fluxo de emoções e a capacidade de controlar impulsos, que é um dos benefícios que a inteligência emocional trás para os colaboradores, assim como um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

 3.1 O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

A inteligência emocional é um fator muito importante na vida do ser humano, tanto pessoal como profissional, porque tem a ver com a forma que o ser humano lida com as frustações, ansiedade, mau humor, medo e entre outros sentimentos.

O indivíduo que adequa a inteligência emocional na sua vida pessoal passa a ser um ser humano mais relevante, mais tranquilo, seus relacionamentos pessoais são mais positivos.

Quando essa inteligência emocional é usada na sua vida profissional o indivíduo passa a ter melhores resultados, porque consegue se expressar melhor, ter uma comunicação melhor com o seu chefe e seus parceiro da empresa.  

 O ser humano com inteligência emocional é mais otimista, desenvolve mais empatia, menos medo, reclamam menos e são mais cooperativos.

É preciso dominar a arte de conviver com o outro. Este outro que pensa diferente e tem atitudes e comportamentos opostos dos seus. É importante que o indivíduo perceba, administre e reflita sobre suas próprias emoções. Mas, também aprenda reconhecer as emoções do outro compreendendo o mundo subjetivo dele.

O ser humano que usa sua inteligência emocional, ele consegue está ligado aos sentimentos dos outros, ter atitudes conciliadoras, criativas, intuitivas. O Eu, me conhecer bem melhora o relacionamento com qualquer público.  O indivíduo com uma boa inteligência emocional em pratica não pensa no problema ele procura uma solução. Isso faz bem para a saúde mental e física do ser humano.

 Segundo a psicologia, Inteligência Emocional é definida como a capacidade de identificar e administrar as próprias emoções e as dos outros.

Uma pessoa emocionalmente inteligente sabe lidar com suas inseguranças, insatisfações e frustrações para almejar seus objetivos.

 Essas pessoas tem uma autenticidade exata e são sensitivas aos sentimentos de   terceiros.  Essa competência tem o papel de diferenciar os profissionais que possuem a habilidade nas relações com pessoas, permite desenvolver um ambiente harmonioso e ser produtivo em ideias.

Saber agir com inteligência emocional traz vantagens no dia a dia e na profissão, como trazer resultados efetivos dentro da equipe, ampliação de aprendizado com facilidade, capacidade de incentivo próprio e etc.

 

 Goleman definiu inteligência emocional como:

                “Capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman 1998, p.337)

 A inteligência emocional é formada por cinco habilidades diferentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (273.2 Kb)   docx (331 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com