TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ROTINA LABORATORIAL

Casos: A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ROTINA LABORATORIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

CURSO FARMÁCIA

JULIANA AMORIM VENET PARAÍSO

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ROTINA LABORATORIAL

Salvador

2012

JULIANA AMORIM VENET PARAÍSO

A IMPORT NCIA DA QUÍMICA NA ROTINA LABORATORIAL

Atividade avaliativa apresentada ao professor e atual coordenador Fábio Sanches como requisito para aprovação na disciplina Química Geral e Experimental do Curso de Farmácia, no Centro Universitário Estácio da Bahia.

Salvador

2012

INTRODUÇÃO

Os primeiros passos para se obter sucesso dentro de um laboratório é conhecer as vidrarias e a função de cada uma, e principalmente conhecer e seguir corretamente as regras de segurança para evitar acidentes graves, como queimaduras ou qualquer outro tipo de acidente.

Um laboratório que traz segurança ao profissional precisa ter água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis. As vestes do laboratório é um requisito fundamental para nossa segurança, e devem ser seguidas corretamente, as principais regras são: usar óculos de segurança, usar o guarda-pó de manga comprida, que cubra até abaixo dos joelhos, sapatos devem ser fechados, calça comprida que vá até o tornozelo, os cabelos devem ser presos e usar luvas de látex. Antes de manusear uma substância que não conhecemos devemos procurar saber o maximo de informações possíveis de como manusear essa substância, pois conhecer o procedimento que iramos fazer é importantíssimo para prevenir possíveis acidentes e imprevistos dentro do laboratório.

Nos laboratórios, há vários equipamentos de vidro com indicações de volume, mas nem todos com a mesma precisão. As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.

Alguns conhecimentos da química que levamos para práticas laboratoriais.

Solução, Solvente e Soluto.

Na rotina de um laboratório levamos quase todo o nosso conhecimento em química. Solução, solvente e soluto é uma das praticas mais comuns dentro do laboratório, e é importantíssimo fazemos a pratica com a consciência do que estamos fazendo, mesmo sendo algo simples. Na pratica laboratorial vemos com muita frequência o termo e a pratica de uma solução.

Solução é qualquer mistura homogênea; Solvente é uma substância capaz de dissolver outra; Soluto é a substância que é dissolvida num solvente, a fim de fazer uma solução; Se uma solução é preparada com o solvente água, dizemos que é uma solução aquosa. As soluções não só está dentro da rotina laboratorial, como também estão presentes em nosso cotidiano, principalmente as soluções aquosas, um bom exemplo de solução aquosa é a água mineral.

Se observarmos os rótulos de garrafas de água mineral e de outros produtos, vamos perceber que eles costumam informar quais os componentes da solução aquosa e quais as concentrações de cada um.

Concentrações das soluções.

Dizemos que a concentração de uma solução é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solução ou de solvente. Sendo que essas quantidades podem ser representadas em: massas, volumes, número de mols, número de equivalentes.

CONCENTRAÇÃO = QUANTIDADE DE SOLUTO

QUANTIDADE DE SOLUÇÃO OU DE SOLVENTE

Densidade de solução X Concentração comum.

A concentração comum expressa à massa do soluto presente num certo volume de solução, como foi expresso à cima. Já a Densidade de uma solução expressa à massa total ( isto é, a de soluto mais a de solvente) de um certo volume de solução.

Densidade de solução – é o resultado da sua massa pelo seu volume.

D = m solução

V solução

A densidade não é propriamente, portanto, uma maneira de expressar a concentração de uma solução, mas está relacionada a ela, pois, quando variamos a concentração de soluto, varia também a densidade.

Diluição de soluções.

A diluição de solução consiste na adição de um solvente a esta solução, diminuindo a sua concentração.

A massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta, portanto a concentração final é menor do que a inicial.

Exemplo:

Utilizando concentração em mol/L como unidade de concentração:

M=n∴n=M.V

V

Numa solução, para conhecer a quantidade de matéria do soluto, é preciso multiplicar a sua concentração em mol/L pelo volume em litros.

Vamos considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com