TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE UM PERFIL ÉTICO NA PROFISSÃO CONTÁBIL.

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DE UM PERFIL ÉTICO NA PROFISSÃO CONTÁBIL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo expressar de forma clara e objetiva a importância dos padrões éticos na estruturação de uma carreira profissional contábil, tendo como base técnica o Código de Ética do Contador, espelhado por citações de autores de enorme grau intelectual sobre o assunto, somado a pesquisas eventuais sobre o tema e do ponto de vista dos idealizadores.

Palavras-Chave:

Artigo. Código de Ética. Contador. Citações. Pesquisas.

ABSTRACT

This article aims to express clearly and objectively the importance of ethical standards in building a career book, based on the Technical Code of Ethics of the counter, mirrored by quotation from authors of enormous and intellectual on the subject added to any research on the subject and point of view of the creators.

Keywords:

Article. Code of Ethics. Counter. Quotes. Research.

SUMÁRIO

1. Introdução………………………………………………………………6

2. Referencial teórico……………………………………………………. 7

3. Procedimentos metodológicos………………………………………. 7

4. Vários aspectos da Ética……………………………………………...8

4.1Da Consciência Ética..…………………………………………….8

4.2Sentido Amplo da ética……………………………………………9

5. A Ética na Profissáo Contábil..........................................................9

6. A Ética a Verdade e a Mentira..................................................... 10

7. Conclusão.................................................................................... 10

8. Referências................................................................................ 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar e discutir a questão que envolve a ética, sua importância e prática profissional do Contabilista e para isso deve-se levar em consideração quais os critérios ou ferramentas adotados para nortear o referido profissional no desempenho de suas atividades profissionais o instrumento que discipline a regra de conduta que sirva de paradigma para a categoria ora abordada.

Para isso enfatizamos que é de extrema importância para todos os contabilistas brasileiros, a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade Nº. 803/96, de 10 de outubro de 1996, apresenta o Código de Ética Profissional do Contabilista, visando o engrandecimento ético de toda a classe contábil e sua valorização.

Em decorrência disso, nos últimos anos a consciência profissional tornou-se pressuposto básico para a nação, que após encontrar o caminho da democracia e cidadania, agora exige, cada vez mais profissionais sérios e éticos, em todos as frentes de trabalho. Neste sentido, a função contábil é uma peça chave para determinar o resultado das empresas, e com isso determinar investimentos. O contabilista tornou-se um profissional extremamente valorizado, e, portanto, mais responsável já que em suas mãos está o destino da empresa, tanto contábil, como fiscal e financeiro. Uma falha ética poderá causar a Falência da instituição.

O desenvolvimento da atividade profissional contábil sem a observância dos regramentos éticos tende a desvalorizar tanto o profissional contador, como também, a própria classe por ele representada, desmotivando o ingresso dos novos jovens acadêmicos que desejam ingressar na profissão de contador.

Inobstante isso, também se verifica alguns casos apontados pela mídia de falta de conduta ética por parte de profissionais de várias áreas e não seria exceção a área da contabilidade em detrimento das sugestões do Conselho Federal de Contabilidade através dos diversos segmentos contábeis visando sempre aprimorar os princípios inseridos no Código de ética Contábil.

Sendo assim, diante de um quadro de certa dicotomia, muito embora de uma desproporcionalidade bastante significativa, pois a grande maioria de profissionais da contabilidade preze pela conduta ética, alguns “gatos pingados” têm um discurso ético e uma prática nem tanto assim, visando o lucro em detrimento da ética e da própria categoria profissional que por conta desses maus profissionais, muitas vezes chega a sofrer descrédito.

Nesse diapasão, o presente artigo tem como objetivo principal investigar até que ponto o Código de Ética pode eficazmente influenciar nas condutas dos profissionais contadores considerando o Código como instrumento norteador de sua conduta profissional.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Para embasar o artigo ora em comento, imprescindível a leitura do Código de Ética Profissional do Contador que dará subsídios para fundamentar a presente pesquisa, além de artigos como “Um Estudo Empirico Sobre a Importância do Código de ética Profissional para o Contabilista” Autor FRANCISCO JOSÉ DOS SANTOS ALVES que discorram sobre o tema disponível na internet sempre no sentido de incentivar o comportamento ético do profissional contador, a obra do Antonio Lopes de Sá intitulado ética profissional que dará subsídios no que concerne a possibilidade de conceituar ética de entender a ética de vários prismas, tanto no aspecto filosófico numa visão clássica a partir de pensadores como Aristóteles, Maquiavel e Rousseau, até os pensadores modernos como Bérgson, Scheler e Wagner.

Sendo assim, os referidos autores servem como marco teórico para o trabalho ora proposto, em virtude destes, terem desenvolvido estudos de rara expressão sobre o conceito de valor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com