TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

TÁTILA NAYRANE DE SOUSA MARQUES

FRANCISCA MARIA GOMES DA SILVA

JANAINA MIRANDA DOS REIS

JAQUELINE APARECIDA SILVA PAULINO

ANTONIA MARIA P. MUNIZ

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO SEBESTIÃO / DF

2012

TÁTILA NAYRANE DE SOUSA MARQUES RA 340584

ANTONIA MARIA P. MUNIZ 330189

FRANCISCA MARIA GOMES DA SILVA RA 346715

JANAINA MIRANDA DOS REIS RA 293821

JAQUELINE APARECIDA SILVA PAULINO RA 324297

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Projeto Multidisciplinar III. Orientadora: Tutora a Distância Priscila Beck.

SÃO SEBASTIÃO / DF

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

O PROJETO EDUCATIVO 4

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA A EDUCAÇÃO 6

PROJETO – A escolha do tema e sua justificativa 8

O PROJETO 9

CONTEUDOS, HABILIDADES E COMPETENCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO: 9

RECURSO DIDATICOS 10

AVALIAÇÃO DOS ALUNOS 10

CONCLUSÃO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 12

INTRODUÇÃO

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Os textos, os vídeos e todas as propostas indicadas na ATPS foram realizados e debatidos pelo grupo e nos trouxe uma abordagem significativa sobre a relação dos projetos com a educação e a formação dos cidadãos, nos mostrando a necessidade de repensarmos a forma de ensino atual e as novas tendências que vem surgindo e que já estão sendo colocadas em pratica para a melhoria na educação desse mundo modernizado e mais austero.

Com base nas leituras e nos debates realizados formulamos esse trabalho, para compreensão da importância dos projetos para a educação e alguns passos básicos para realiza-los.

O PROJETO EDUCATIVO

O mundo vem sofrendo grandes mudanças em vários setores, inclusivo o da educação. Isso porque as relações mudaram e a globalização aumentou junto com as tecnologias. A nova sociedade é mais conhecedora e mais exigente e requer indivíduos mais críticos, criativos, autônomos e reflexivos.

No setor educacional as exigências vão desde o maior preparo dos profissionais da educação a melhor estruturação das redes de ensino, em questões físicas e cognitivas.

O mundo moderno exige das escolas uma formação inovadora para os alunos desde os primeiros anos de vida escolar, o que faz com que os estudos sobre esse assunto mude de caminho e cresça muito mais, buscando assim, a escola, formar cidadãos autônomos e participativos não só em sala ou atividades educacionais, mas, principalmente, na sociedade.

Pensando nisso é que surgiu a Pedagogia de Projetos, que é uma metodologia de trabalho educacional com o objetivo de organizar a construção dos conhecimentos em torno das metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

Como forma de recurso, metodologia de trabalho e uma grande ajuda para dar mais vida aos conteúdos e tornar as aulas mais atraentes é que o projetos deve ser visto. O monopólio de um professor tradicionalista que decide e define tudo a ser desenvolvido, precisa ser acabado e precisa ser levado em conta o que o aluno já sabe e as formas de envolvê-los nos novos conhecimentos e descobertas despertando neles a vontade de aprender o novo pelo prazer de aprender e não pela obrigação de está em sala de aula.

Na pedagogia de Projeto o sujeito age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do professor é o de mediar criando situações de aprendizagem significativa, estimulando e observando e criando formas de fazer o aluno pensar a respeito do conhecimento que se espera construir, mas não apenas pensar e sim pensar da maneira certa.

O mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é sucinto conseguir instigar o trabalho a fim de que seja interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, deste modo o estudo envolverá a todos de modo ativo e participativo nas diversas etapas. É importante reconhecer que a criança é um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos e habilidades são adquiridos em função das suas experiências, em seu contato com o meio e através de uma participação ativa na resolução de problemas e dificuldades, e que o educador tem grande função na formação desse cidadão, que afinal, passa a maior parte de sua vida em ambiente escolar.

Os textos lidos para a realização do trabalho proposto citavam também algumas etapas para o desenvolvimento de um projeto, as quais resumimos a seguir.

Primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com