TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto Literatura Infantil

Artigos Científicos: Pré Projeto Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 21

A PERSPECTIVA FORMATIVA DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Objetivando enfatizar sobre a importância de se utilizar a arte de contar histórias como uma ferramenta metodológica lúdica e eficaz na Educação Infantil que possibilita o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da socialização entre os sujeitos. A prática de contar histórias leva a criança a fantasiar, a se colocar no mundo da imaginação e consequentemente a desenvolver arte de produzir. Entendeu-se a necessidade de buscar fundamentação sobre esta metodologia para efetivar e alcançar um avanço maior no processo ensino e aprendizagem dos sujeitos envolvidos no ensino da Educação Infantil, no que concerne não somente ao desenvolvimento da leitura e da língua, mas como também ao conhecimento dos costumes, cultura e a perspectiva formativa da arte de contar histórias. Contudo, a finalidade do artigo é descrever a ludicidade desta ferramenta metodológica que leva a melhoria no processo de formação, socialização e interação, no desenvolvimento da linguagem oral e na dinâmica de produzir textos usando a imaginação e a fantasia que a audição de histórias proporciona. A metodologia da pesquisa aqui utilizada foi a Revisão de Literatura, seguida de observações de situações ocorridas em sala de aula. Para tal investigação cientifica consultamos autores como: Hamze (2011), Kleiman (2004), Fonseca e Costa (2005), Gómes e Téran (2009), Cortes(2006), Oliveira (1996), Vygotsky (2010), José (2008), Abramovich (2003), Coelho (2009), Pires (2011), RCNEI (1998), LDB 9394/96. A conclusão verificada é que uma das formas de dominar o meio é através da linguagem. A cada momento na sociedade o indivíduo do conhecimento busca a forma mais vantajosa de comunicação adaptando a linguagem de acordo com o contexto e seu interlocutor.

Palavras–Chaves: Histórias. Ludicidade. Linguagem. Interação. Socialização.

ABSTRACT

Aiming to emphasize on the importance of using the art of storytelling as a playful and effective methodological tool in Early Childhood Education that enables the development of imagination, language and socialization among individuals. The practice of storytelling takes the child to fantasize, to put themselves in the world of imagination and consequently to develop art of producing. Understood the need to seek justification for this methodology to accomplish and achieve a major breakthrough in the teaching and learning of the subjects involved in the teaching of early childhood education , with regard not only to the development of reading and language, but as to the knowledge customs, culture and formative perspective of storytelling . However, the purpose of this article is to describe the playfulness of this methodological tool that leads to improved training, socialization and interaction in the development of oral language and dynamics to produce texts using imagination and fantasy that hearing stories provides process. The research methodology used here was the Review of Literature, followed by observations of situations arising in the classroom. For such scientific research authors consulted as Hamze (2011 ) , Kleiman (2004 ) , Fonseca e Costa (2005 ) , Gómez and Terán (2009 ) , Cortes (2006 ) , Oliveira (1996 ) , Vygotsky (2010 ) , Joseph (2008 ) Abramovich (2003 ) , Rabbit (2009 ) , Pires (2011 ) , RCNEI (1998 ) , LDB 9394/96 . The conclusion is verified that one of the ways to master the medium is through language. Every moment in the knowledge society, the individual seeks the most advantageous form of communication adapting language according to the context and his interlocutor.

Key Words: Stories. Playfulness. Language. Interaction. Socialization.

1.INTRODUÇÃO

Visando, enfatizar e descrever sobre A Perspectiva Formativa da Arte de Contar Histórias na Educação Infantil, elaborou-se este artigo cientifico de Revisão de Literatura.

Um dos principais objetivos deste trabalho é mostrar a finalidade de uma ferramenta metodológica lúdica que efetiva nos sujeitos envolvidos o desenvolvimento coletivo de criar, imaginar, socializar e interagir com o meio. Onde a interação dos sujeitos leva o processo ensino e aprendizagem a melhorar no campo da linguagem, leitura, escrita, produção, interpretação e raciocínio.

Nas escolas uma das perguntas que não quer calar é esta: afinal, na ludicidade da arte de contar histórias existe uma perspectiva formativa? Existe possibilidade em desenvolver a linguagem e o intelecto através da arte em contar histórias? O ato de contar histórias estimula a criatividade? Existe uma relação de mediação entre professor e aluno no ato de contar histórias? Diante destas interrogativas sobre o ensino na Educação Infantil desperta no profissional responsável a justificativa para pesquisa.

Fazendo isto, saber-se-á a perspectiva formativa desta arte, desta metodologia. De acordo com Amélia Hamze o ensino através do conto de histórias se pauta da seguinte forma:

A linguagem oral é a mais remota figura de comunicação entre as pessoas, portanto, as histórias têm papel respeitável no desenvolvimento das crianças. Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, dialogar, narrar acontecimentos. As pessoas assim reunidas contavam e repetiam histórias, para guardar suas tradições e sua língua. Assim transmitiam a história e o conhecimento acumulado pelas gerações, as crenças, os mitos, os costumes e os valores a serem resguardados pela comunidade.

O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação (HAMZE, 2011, p.20).

Esta forma prazerosa de ensino através do contar histórias deve ser ampliado a todos os estabelecimentos de ensino e de acordo com Kleiman (2004) a importância da leitura de histórias na Educação Infantil deve ser discutida nos meios acadêmicos e fazer parte do cotidiano docente, para contribuir para a formação de um leitor assíduo, além de formá-lo e informá-lo acerca do viver em sociedade. Pois o professor surge nesse cenário como alguém que utilizará a arte de contar histórias como uma ferramenta de trabalho, já que elas são capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com