TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO

Por:   •  22/5/2020  •  Artigo  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO / APRESENTAÇÃO

O presente capítulo diz respeito a parte introdutória do leitor para a disposição e importância do trabalho de planejamento de segurança empresarial preparando o mesmo para entender a complexidade do tema a ser abordado. Neste capítulo será importante avisar a divisão e característica de cada tópico principal do plano conforme abaixo:

  • Características da Empresa
  • Estratégia e Política de Segurança
  • Organização dos Recursos de Segurança
  • Planos de Contingências

Ao final deve-se informar o leitor do plano que se trata de um material organizacional e estratégico, suas normas traçam apenas linhas gerais sobre responsabilidades e forma de atuação e por isto a sua circulação será restrita e as demais normas de segurança da empresa deverão seguir por hierarquia o presente Plano de Segurança Empresarial.

CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

Tratando-se do início do Plano de Segurança, deve-se situar a empresa sob estudo em relação ao local em que executa suas atividades e também as perspectivas de segurança frente a situação conjuntural da sociedade em relação ao seu negócio.

Avaliação Conjuntural

A avaliação conjuntural, em verdade, é a demonstração de todos aspectos que cercam a segurança do produto ou do negócio quer será submetido a um plano de segurança. Entre os principais itens a serem explorados neste capítulo, destacamos:

 - Características do local sob análise

 - Relatório sobre o país.

 - Relatório sobre o estado ou região.

 - Aspectos de outra área da mesma região.

Aspectos Gerais

Após a avaliação e exposição dos fatores relevantes da avaliação conjuntural deve ser demonstrada no seu projeto que envolve o objeto do plano de segurança. Segue abaixo os itens considerados para destacar estes aspectos:

 - Aspectos Sociais (População, Costumes locais e Formação Étnica).

 - Mercado Financeiro (Regime Tributário, Capacidade Econômica e Distribuição de Renda).

 - Situação Política (Regime Político, Influência sobre as empresas locais e seus aliados políticos).

 - Aspecto Legal (Constitucional, Penal e Cível).

Alcance do Negócio

Neste momento da análise da empresa, situaremos nosso trabalho frente ao mercado e suas perspectivas de manter-se no mercado ou o surgimento de novos produtos de maior risco dentro do mesmo negócio da empresa. Para demonstrar o seu objetivo de prover as melhores soluções em segurança, demonstramos características do negócio que justifiquem a necessidade de um política de segurança:

- Estabilidade e Perspectivas;

- Área de atuação da empresa;

- Concorrência direta e indireta.

Identificação e Análise de Riscos

Risco em segurança é toda possibilidade sobre a ocorrência de um sinistro resultante da oportunidade existente em qualquer processo produtivo ou organizacional da empresa. Os riscos devem ser prevenidos através de normas gerais de segurança que visam organizar os departamentos ou áreas sujeitas a determinados tipos de risco.

Os riscos podem ser divididos em dois tipos básicos:

Riscos Potenciais e Reais - são aqueles riscos inerentes da Política de Segurança e que serão tratados e administrados exclusivamente por profissionais de segurança. Deste grupo, destacamos dois tipos que sempre aparecem nos planos de segurança: Riscos em Segurança Patrimonial e Riscos em Segurança Pessoal.

Riscos Gerais em Segurança Empresarial - são aqueles riscos que podem ocorrer em qualquer área ou segmento da empresa e nem sempre sua solução depende exclusivamente da área de segurança. Os tipos mais comuns de risco são os riscos Ambientais, Fraude Financeiras, Fraude do Produto, Perda da Informação e Tecnológicos.

ESTRATÉGIA E POLÍTICA DE SEGURANÇA

Nesta fase do Plano de Segurança é definida a melhor política de segurança para empresa e outros pontos estratégicos a serem definidos como as atribuições desta política de segurança.

Definição da Política de Segurança

Trata-se da definição da melhor alternativa conforme a empresa: Estruturar um Departamento próprio de Segurança ou proceder a devida terceirização.

Investimento

São os fatores que determinam os requisitos e abrangência para justificar a sua existência conforme a seguir:

Requisitos: atividades da empresa, retorno comercial, retorno financeiro e riscos envolvidos.

Abrangência: gerenciamento dos recursos humanos e materiais em segurança, prevenção de perdas, suporte operacional e logístico para outras áreas da empresa, identificação de riscos nos diferentes processos e suporte para o desenvolvimento de novos produtos.

Estrutura Organizacional

O perfil dos responsáveis pelos diferentes trabalhos na política de segurança devem obedecer ao planejamento dentro do padrão gerencial traçado pela política de recursos humanos, tendo a divisão em duas partes:

Exigências básicas - responsabilidades principais, desafios principais do cargo e formação escolar e profissional necessária ao cargo.

Exigências diferenciais - habilidade pessoal, experiência e conhecimentos técnicos.

A estrutura básica da equipe de Segurança Empresarial pode dividir-se em três setores fundamentais: Administrativo, Operacional e de Suporte Operacional.

DA ORGANIZAÇÃO DOS RECURSOS EM SEGURANÇA

Trata-se da forma como serão organizados e estruturados os principais recursos convencionais de Segurança Empresarial.

Recursos Humanos

Neste item, temos a organização do projeto de segurança para cuidar da parte patrimonial da empresa. Também são definidos os recursos procedimentais e disciplinares para manter todo o time de segurança ativo e disciplinado no que tange principalmente ao seu comando pela supervisão patrimonial.

Recursos Materiais e Organizacionais

É toda atividade que possui por finalidade organizar e garantir a incolumidade física dos prédios ou unidades de uma empresa, condomínio ou residências.

Procedimentos Operacionais de Integração dos Recursos de Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (800.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com