TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Ginastica Artistica E Sua Influencia Na Educação física Escolar

Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Da Ginastica Artistica E Sua Influencia Na Educação física Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  3.434 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1. Andréia Siqueira Barbosa Madueno (orientando)

Universidade Camilo Castelo Branco

2. Ms.Flávio Henrique da Silva(orientador)

Universidade Camilo Castelo Branco

RESUMO — Por ser conhecida como uma modalidade esportiva competitiva e ter acrobacias mirabolantes, a prática da GA é quase nula para muitos. Infelizmente é de pouco conhecimento o quanto esta prática auxilia no aprimoramento das capacidades físicas básicas de movimento e na aquisição de habilidades esportivas para crianças, porém é quase inexistente no ambiente escolar. Com isso o objetivo deste estudo é analisar e avaliar os alunos a respeito de sua compreensão sobre a importância da Ginástica e sua influência no seu cotidiano, utilizando-se a realização de uma entrevista semi-estrutural, com crianças do ensino fundamental II. Tratando-se de alunos que vivenciam a ginástica, pode-se dizer que 50% dos alunos entrevistados acham que a GA serve para vários elementos e 72% praticam porque gostam. Conclui-se que estes alunos não adquirem um conhecimento amplo e objetivo de suas qualidades, possibilitando um ótimo desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, ajudando em suas atividades cotidianas bem como na Educação Física Escolar.

PALAVRA CHAVE: Educação Física Escolar. Ginástica Artística.

THE IMPORTANCE OF ARTISTIC GYMNASTICS AND THEIR INFLUENCE ON PHYSICAL EDUCATION SCHOOL

ABSTRACT - Being known as a competitive sport and having dazzling acrobatics, the practice of GA is almost zero for many. Unfortunately little is known of how this practice helps in the improvement of the basic physical movement capabilities and acquiring sports skills to children, but it is almost nonexistent in the school environment. Therefore, the objective of this study is to analyze and evaluate students regarding their understanding of the importance of Gymnastics and its influence on their daily lives, using the realization of a semi-structural interview with elementary school children II. In the case of students who experience exercise, one can say that 50% of respondents think that the GA serves several elements and 72% practice because they like. We conclude that these students do not acquire broad and objective qualities of their knowledge, enabling a great motor, emotional and cognitive development, helping in their daily activities as well as physical education.

KEYWORDS: Physical Education. Artistic Gymnastics.

INTRODUÇÃO

Segundo Públio (1998), o termo.

“Ginástica” existe há milhares de anos, para definir ginástica educativa, assim como médica ou terapêutica. Refere-se aos tempos da Antiguidade. Muitos pesquisadores dizem que a Ginástica existe há poucos séculos antes do início da era cristã, mas apenas se consolidou no século XIX exatamente segundo pesquisas a partir do ano 1811, através de Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph- Jahn, mais conhecido como Jahn Friedrich o “pai da ginástica”, era filho de um pastor protestante, além de teórico nacionalista alemão e homem político, do qual fundou na Alemanha, seu país natal, a primeira escola para a prática do esporte ao ar livre.

Segundo Publio (1998), Janh Friedrich foi o inventor do termo Turnem que para ele tinha um objetivo moral. Autoconfiança, autodisciplina, independência, lealdade, e obediência a uma ordem estabelecida, eram as metas a serem atingidas por meio de atividades completas e informais.

A grande obra de Jahn foi: “Die Deutsche Turnkunst” (a Arte da Ginástica), este livro é um relatório teórico do que Jahn executou como experiência na prática, na floresta de Hasenheide, ele descreve e desenha todos os exercícios de Ginástica como: caminhar, correr, saltar ou pular, balançar, exercícios na barra fixa, paralelas entre outros. Pelo conteúdo do livro, entende-se que Janh introduziu um bom número de aparelhos alguns, já conhecidos e outros de sua própria invenção e

adaptação.

Na visão de Janh, a ginástica era pra todos independente da condição social dos cidadãos. “Para que o caráter nacional de seu sistema fosse bem marcado, Janh proíbe a palavra gimnasia e a substitui por turnkunst, por considerá-la de origem alemã”. (Vilma Piccolo 2005).

Depois dos tempos de batalhas, a Ginástica cresceu, obtendo novos alunos nas escolas, a partir daí foram feita divisões de turmas com alguns critérios como: idade e experiência de atletas, entre outros.

Mas como nem tudo são flores, com o seu sucesso, Janh foi perseguido pelo regime alemão, foi preso e desapareceu. Sua prisão foi uma explosão para o movimento Turnen, sua ginástica ficou conhecida como “Bloqueio Ginástico”.

Depois de derrubado o Bloqueio Ginástico, os Turnens redirecionaram-se com seus aparelhos para salas fechadas, um hábito formado, onde existe até nos dias de hoje.

Como consequência a esta mudança, os exercícios como lançamentos, arremessos, corridas e jogos, que necessitavam de grandes áreas, não podiam mais ser praticados. Com tudo isso os aparelhos bem como seus exercícios foram modificados e ampliados, para ajudar na execução de novos exercícios.

Janh faleceu em 1852, sua memória é tida como a de um herói nacional. Em sua homenagem sete anos depois de sua morte foi levantada uma coluna comemorativa em Freyburg.

1. GINÁSTICA ARTÍSTICA

Por determinação da Federação Internacional de Ginástica (FIG), atualmente o esporte está dividido em sete grupos diferentes, mas somente a ginástica artística, a ginástica rítmica e a ginástica de trampolim fazem parte dos Jogos Olímpicos e Pan-americanos.

É comum e até oficial ouvir-se de atletas, técnicos e até leigos o termo GA, isto é, Ginástica Artística.

Por ser conhecida como uma modalidade esportiva competitiva, ter acrobacias mirabolantes, uma exigência as habilidades motoras, e ser acessível a poucas pessoas, a pratica da Ginástica Artística é quase nula para muitos. Infelizmente poucos sabem que a prática desta modalidade esportiva pode auxiliar no aprimoramento das capacidades físicas básicas de movimento da criança.

De acordo com Piccollo (2008 pg. 32 p. 4).

A GA é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com