TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Artistica

Casos: Ginastica Artistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Certas mudanças ocorrem à medida que o individuo cresce e se desenvolve. Essas mudanças são denominadas, “estágios de desenvolvimento” e afetam cada aspecto da vida cotidiana e esportiva.

Os praticantes de esporte, assim como todos os indivíduos, atravessam uma série de estágios de desenvolvimento físico influenciam a capacidade de realizar habilidades; os estágios de desenvolvimento emocional afetam o tipo de competição em que os praticantes estão aptos a participar. Dessa forma, é importante que o profissional mantenha o praticante em perspectiva, sobretudo, em se tratando de crianças e de adolescentes.

O esporte deve ser adaptado à realidade de seus praticantes e essa adaptação vai muito mais além do que abaixar a trave de equilíbrio ou a mesa de salto ou aproximar os barrotes das paralelas. A prática de atividades físicas e esportivas tem uma participação importante no processo normal de crescimento e de maturação, ainda que não haja exatidão quanto à quantidade e à intensidade ideal para um desenvolvimento favorável em virtude das necessidades e dos limites individuais.

O processo de crescimento e de maturação pode ser classificado em adianto (um ano ou mais antes da média), normal (dentro da média de uma população) ou tardio (um ano ou mais depois da média). A maturação tardia ou adiantada traz reflexos diretos ao desempenho nas modalidades esportivas e nas atividades físicas. Meninos com maturação adiantada apresentam um porte físico privilegiado, o que proporciona melhor desempenho, as diferenças ficam evidentes no indivíduo na adolescência e costumam desaparecer no final desse período. No caso das meninas, ocorre ao contrário.

Frequentemente, as modalidades envolvidas em tais estudos são a natação, a G.A e o tênis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com