TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Calculo Diferencial E Integral No Ensino Medio

Artigo: A Importancia Do Calculo Diferencial E Integral No Ensino Medio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  1.890 Visualizações

Página 1 de 7

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS DA CIDADE DO PAULISTA/PE

IGARASSU

JUNHO/2011

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CÁLCULO INTEGRAL E DIFERENCIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS ESCOLAS DA CIDADE DO PAULISTA/PE

Projeto referente à disciplina de metodologia da pesquisa cientifica que servirá de avaliação para a mesma no 1ª semestre de 2011

Orientador: Prof. M. Sc. Jorge Henrique Duarte

IGARASSU

JUNHO/2011

RESUMO

Esta pesquisa vai ser realizada com professores do ensino médio de escolas da cidade do paulista, com o objetivo de analisar se tais professores utilizam em sala de aula noções inicias de calculo integral e diferencial,e se não utilizam ,quais seriam os motivos que estão impossibilitando a integração deles nos conteúdos abordados em sala de aula.

É fato afirmar que o cálculo diferencial e integral é o componente mais importante no ensino superior e é de extrema importância que o aluno tenha noções importantes do que seja esse assunto. Pois o índice de reprovação de alunos no 1ª período é enorme nas universidades públicas quando os mesmos se deparam com o estudo da integração e da diferenciação, segundo estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A escolha desse tema parte da ideia de que um dia esses assuntos estejam inseridos no bloco de conteúdos para que o corpo discente não encontre tanta dificuldade quando ingressar nos cursos de Física, química, engenharia, economia e matemática por exemplo.

OBJETIVOS

 Objetivo geral

Investigar nas escolas de paulista se os professores utilizam noções de cálculo diferencia e integral na sala de aula em turmas do ensino médio, e se não a usam explicar o motivo, e sugerir atividades que podem facilitar o aprendizado desse conteúdo em alunos do 2ª grau, para que a evasão e o baixo desempenho desses futuros alunos de Cálculo não cresçam ainda mais.

 Objetivos específicos

1. Investigar nas escolas de paulista se os professores utilizam noções de cálculo diferencia e integral em turmas do 2ª grau

2. Mostrar aos docentes investigados a importância da iniciação da aprendizagem desse conteúdo no ensino médio

3. Explicar de modo sintetizado que a grande causa da evasão de alunos na escola do 3ª grau em curso de “exatas” nos 1ª períodos é a dificuldade de alunos nas disciplinas de cálculo.

4. Determinar atividades que facilitem o processo de ensino aprendizagem e que causem interesse do corpo discente em pesquisar sobre o estudo do calculo como pro exemplo a criação de um ambiente virtual para tirar dúvidas e entre outras coisas.

FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

É importante ressaltar que o conteúdo matemático visto na escola do 1ª e do 2ª grau, são conteúdos que não devem apenas servir para nos auxiliar no ensino superior, são conteúdos para a vida.

“O porquê e o para quê aprender ou ensinar a Matemática estão interligados, pois ao mesmo tempo em que é importante o próprio desenvolvimento intelectual do indivíduo, que como ser humano tem a característica de procurar conhecer o que o cerca, de igual importância é o seu fim, que deve ser o de contribuir para aliviar a miséria humana em toda a sua extensão”

(BICUDO, 1999, p.38).

Grandes pesquisadores em ensino da Matemática têm colocado em questão o

Ensino do Cálculo no 2ª grau, dada a sua importância para as ciências e tecnologias. É o que afirma Ávila (1991, p.2)

“O Cálculo vem desempenhando um papel de grande relevância em todo o desenvolvimento científico-tecnológico. Portanto, descartá-lo no ensino é grave, porque deixa de lado uma componente significativa e certamente a mais relevante da Matemática para a formação do aluno num contexto de ensino moderno e atual.”

A proposta do autor é que, conceitos relacionados ao cálculo sejam desde o 1ª ano do ensino médio trabalhadas em salas de aula. Por exemplo, o conceito de limite, declividade de uma reta, e nomenclaturas. Aproveitando que nessa série o professor de física pode auxiliar também nesse aprendizado significativo quando for iniciar os estudos do movimento, aplicando a idéia de limite e de taxa de variação instantânea. Eis a proposta de Ávila (1991, p.5):

“Seria muito mais proveitoso que todo o tempo que hoje se gasta, no 2° grau, ensinando formalismo e longa terminologia sobre funções, que todo esse tempo fosse utilizado com o ensino das noções básicas do Cálculo e suasaplicações. Então, ao longo desse desenvolvimento, o ensino das funções seria feito no contexto apropriado, de maneira espontânea, progressiva e proveitosa.”

Ávila também expõem causas pra que esse conteúdo não seja inserido no programa do ensino médio. Segundo Ávila (2006, p.37)

“Um fator que contribuiria de forma negativa para uma postura de maior aceitação do Cálculo no Ensino médio pelos professores é a questão do material didático adequado. Deveria haver nova postura dos professores autores de livros didáticos, para que haja um pontapé inicial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com