TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Desenho técnico Na Engenharia Civil

Artigo: A Importancia Do Desenho técnico Na Engenharia Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  5.482 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do Desenho Técnico na Engenharia:

“Nos trabalhos que implicam os conhecimentos de engenharia, a execução de boas ideias depende de cálculos, estudos econômicos, análise de riscos, etc. que na maioria são resumidos em desenhos que representam o que deve ser executado, construído, ou representados em gráficos ou diagramas que mostram os resultados dos estudos feitos.”

Segundo o autor (MONTEIRO, 2005), O desenho técnico tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo possível, em formas e dimensões, assim, o aprendizado de um engenheiro irá depender, de uma forma ou de outra, do desenho técnico.

É claro que também é preciso um estudo técnico para entender os desenhos e suas formas, mas de uma forma geral e muito mais fácil aplicar o entendimento a partir do desenho gráfico ao invés de uma planilha de cálculo, até mesmo a facilidade que o desenho oferece no dia a dia para a profissão. No caso da engenharia esses trabalhos são apresentados na forma de croqui.

Apesar da evolução tecnológica e dos meios disponíveis pela computação gráfica, o ensino de desenho técnico ainda e imprescindível na formação de qualquer engenheiro, pois, além do aspecto de linguagem gráfica que permite que as ideias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros, o desenho técnico desenvolve o raciocínio, o senso de rigor geométrico e de organização, tornando possível a fabricação de um projeto com precisão.

“Não há na linguagem escrita ou falada uma capacidade de transmissão de informações tão rica e rigorosa como no desenho e, no caso particular das informações que tem a ver com diversos ramos da engenharia, a forma mais clara de transmitir informação reside no desenho técnico” (MONTEIRO, 2005).

Software de computador

Desenhos técnicos são criados e modificados através de uma série de programas de desenho assistido por computador, como AutoCAD e SolidWorks. Esses programas há muito tempo deixaram de ser ultrapassados e hoje são considerados praticamente uma parte padrão do conjunto de habilidades de um engenheiro. Para usar esses programas de forma eficaz, é preciso entender os diferentes tipos de linhas, vistas, dimensões e informações contidas em desenhos técnicos, fazendo assim, necessário o domínio do desenho técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com