TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Sistema de Gestão Ambiental na Engenharia Civil

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]

A Importância do Sistema de Gestão Ambiental na Engenharia Civil

                     Alunos:  Wayne Matheus Nunes Brito

Turma: 1º Semestre A

Março - 2015

Gestão Ambiental

Com o passar dos anos, as preocupações extrema com o meio ambiente tem se tornado algo de extrema importância, graças aos visíveis feitos de desiquilíbrio ambiental causados pelo homem. A partir desse momento as industrias, que antes eram as principais causadoras do problema, agora estão conseguindo de alguma maneira solucionar às muitas perguntas da sociedade.

Para Reinaldo Dias (2010, p. 44):

“As empresas são as responsáveis principais pelo esgotamento e pelas alterações ocorridas nos recursos naturais, de onde obtêm os insumos que serão utilizados para obtenção de bens que serão utilizadas pelas pessoas. Essa atividade de grande utilidade realizada pelas organizações, no entanto, nos últimos anos está quase ficando num segundo plano em função dos problemas ambientais causados pelas indústrias; estes problemas se tornam o aspecto mais visível, na maioria das vezes, de sua relação com o ambiente natural.”

Vistas antes como grandes vilãs do meio ambiente, as industrias se viram numa situação em quem são pressionadas pela população à tornar mais eficientes ecologicamente seus processos de produção. Mas essa iniciativa é tomada apenas como uma resposta às exigências do governo e ONGs envolvidas. Apesar dos empasses, essas decisões desempenham um papel importante para a implementação de sistemas de gestão ambiental  nas empresas,  criando expectativas para o chamado Desenvolvimento Sustentável.

Para Barbieri (2007):

“A gestão ambiental pode ser entendida como atividades administrativas e operacionais que tem com objetivo de obter efeitos positivos nas questões referentes ao meio ambiente, diminuindo, reduzindo e até mesmo evitando os danos causados pelas ações humanas. Qualquer proposta de  gestão ambiental inclui no pelo menos 3 dimensões: a dimensão espacial que está ligada à sua abrangência; a dimensão temática que está ligada às ações que é destinada; e a dimensão institucional que se relaciona com o agente da ação.”

Impacto Ambiental

De acordo com o  Artigo 1º da Resolução n.º 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:

  • A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
  • As atividades sociais e econômicas;
  • A biota;
  • As condições estéticas e sanitárias ambientais;
  • A qualidade dos recursos ambientais"

Sendo assim a definição de impacto ambiental está associada à alteração ou efeito ambiental considerado significativo por meio da avaliação do projeto de um determinado empreendimento, sendo ela negativa ou positiva. (Bitar & Ortega, 1998).

O impacto ambiental são consequências de um mau planejamento ou até mesmo falta de interesse das empresas em conciliar desenvolvimento e sustentabilidade; para empresas, industrias ou qualquer segmento do mercado fazer a junção de ambos, são necessários mudanças culturais profundas que vão desde o alto escalão ao faxineiro da empresa, não importa se é um vazamento de petróleo no mar ou apenas uma torneira quebrada, toda e qualquer mudança traz aspectos positivos.

Sistema de Gestão Ambiental na Engenharia Civil

           Com o intuito de criar maneiras alternativas de administrar todos os recursos, a Gestão Ambiental visa também evitar todo e qualquer tipo de desperdício, além de controlar os resíduos sólidos de maneira que não prejudique o meio ambiente. O controle adequado de materiais, tem como objetivo evitar desperdícios, e diminuir a quantidade de resíduos sólidos o que resulta na diminuição dos impactos ambientais ao meio ambiente. Organizações que unem uma produção eficiente a uma visão sustentável se transforma em uma empresa mais competitiva tornando maior sua capacidade  financeira, afinal ela visa medidas de prevenção e não de correção. Podendo propor medidas e artifícios que visam melhorar o processo de gestão ambiental nas edificações e construções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com