TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Projeto Politico Pedagogico Para A Organização Escolar

Artigo: A Importancia Do Projeto Politico Pedagogico Para A Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudo para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino.

O presente estudo tem a intenção de refletir acerca da construção do projeto político pedagógico, entendido como própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

A escola é o lugar de concepção, realizada e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessitava organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-la adiante. Para tanto é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.

Para isso, começaremos, na primeira parte, conceituando a importância dos projetos político-pedagógico. Em seguida, trataremos de trazer nossas reflexões para análise dos princípios norteadores. Finalizaremos discutindo os elementos básicos, da organização do trabalho pedagógico, necessário á construção do projeto político-pedagógico.

2. CONCEITUANDO A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS

Antes de qualquer coisa é importante nos dar por conta de que o projeto político-pedagógico (P.P.P.) tem se apresentado como objeto de estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, perpassando instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal. Na busca de um avanço na qualidade de ensino.

A construção do Projeto Político Pedagógico é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. O projeto político pedagógico demonstra o que a escola idealiza seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como as funções administrativas.

O projeto político pedagógico contempla o planejamento e a gestão escolar. A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação. Assim sendo, compete ao projeto político pedagógico a operacionalização do planejamento escolar, em um movimento constante de reflexão-ação-reflexão.

A importância do projeto político pedagógico está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola, pois é uma ação intencional que deve ser definida coletivamente. É um projeto político porque reflete as opções, escolhas de caminhos e prioridades na formação do cidadão, como membro ativo e transformador da sociedade na qual vive. É pedagógico porque expressa as atividades pedagógicas e didáticas que levam a escola a alcançar os seus objetivos educacionais. É importante que o projeto político-pedagógico seja entendido na sua globalidade, isto é, naquilo que diretamente e indiretamente contribui para os objetivos prioritários da escola.

O projeto político pedagógico em sua essência não resolverá todos os problemas enfrentados pela escola. Porém sua elaboração de forma coerente e participativa pode contribuir para uma organização mais eficaz e inclusiva, como também diminuir alguns desafios educativos que a instituição lida no dia-a-dia.

3. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA

O P.P.P. apresenta função favorável às instituições, pois o mesmo busca dar a ela uma direção e uma melhor organização interior. Em razão disso, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto político por estar inteiramente ligado ao compromisso sociopolítico. E claro que uma escola sem o projeto pedagógico caminha, mas sem um objetivo, pois com a sua ausência impossibilita o desenvolvimento educacional de toda e qualquer escola.

Na verdade, o político juntamente com o pedagógico é visto como um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas da escola, tentando assim encontrar meios favoráveis á efetivação de sua intencionalidade constitutiva, levando assim, todos os membros da comunidade escolar o exercício da cidadania. Ora, uma das coisas que precisamos saber é que não se pode entender a questão política-pedagógica como mecanismos dissociados e/ou avulsos, quando ambos andam juntos.

Na educação existe um pressuposto que o político se dá a partir de um ato humano, ou seja, todas as suas ações são políticas na medida em que são ações tomadas dentro de uma coletividade, sempre como consequência destas decisões as influências na própria coletividade.

Essas influências atingem diretamente a relação do humano com o meio ambiente de que ele faz parte, passando assim a ser entendido como educação. Neste aspecto é possível afirmar que este ato influência diretamente as atitudes de todos os atores envolvidos na elaboração e execução das ações contida no PPP da unidade escolar.

A escola é hoje um espaço social e democrático, composto pelos alunos e seus familiares, professores, funcionários e por demais membros da comunidade sempre apresentando sugestões de ações que são introduzidas a medida da possibilidade, consolidando assim uma melhoria do processo de ensino aprendizagem.

É primordial conscientizar a todos com clareza sobre que tipo de escola se quer e qual realidade em que ela se encontra inserida e reconheçam sua importância na sociedade como um agente transformador. A escola de imediato precisa trabalhar suas deficiências a fim de transformar e obter sucesso fazendo uma junção entre o político e o pedagógico.

È possível observar que existe uma apresentação de ações por parte das autarquias superiores que impedem a participação da comunidade dentro do espaço escolar, não dando oportunidade para que essa comunidade onde a escola esteja inserida tenha uma participação direta e efetiva na elaboração do planejamento das ações educacionais ali produzidas, que essas ações possam a ser entendidas como obrigações, além não serem bem vinda, atrapalham o avanço que a Instituição vem tendo com base na gestão democrática e participativa.

A forma encontrada eficientemente de quebrar essa lógica distorcida, foi diminuir as ingerências impostas por autarquias superiores, mudando assim o rumo de algumas ações dentro da unidade escolar, dando uma autonomia meio relativa com a participação efetiva e intensa de todos os atores direta e indiretamente nas ações educacional propostas no projeto, essa metodologia abordada ajudou a planejar para que se possam atender os anseios da comunidade.

Isto requer tomar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com