TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Organização Escolar

Exames: A Importância Do Projeto Político Pedagógico Para A Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O projeto político pedagógico tem o objetivo de organizar e alcançar metas a serem cumpridas, mais conhecido com as siglas PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, que significam Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Com o PPP toda escola almeja alcançar metas de ensino, melhorias para processo de aprendizagem de seus alunos para serem concretas.

O PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira (Cf. Módulo 1). Autonomia significa ter atitude em elaborar seus próprios projetos que reflitam a proposta educacional da escola.

2 DESENVOLVIMENTO

O PPP possibilita uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades a todos os membros da escola, e através deles buscando melhorias como salário digno, responsabilidade, uma jornada de trabalho que inclua tempo livre para atividades extraclasses dos profissionais. Essas são condições indispensáveis para se ter pessoas responsáveis e competentes na construção da proposta da escola e também com os pais dos alunos ao quais vão ingressar na instituição de ensino com confiança ao projeto de ensino.

É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

O Projeto Pedagógico é compreendido como processo de ação participativa grupal com pessoas interagindo politicamente em função das necessidades, interesses e objetivos comuns. Busca um maior envolvimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos os membros da Comunidade Escolar e Civil.

A educação, em todos os tempos, e principalmente nos dias de hoje, ressente-se de maior aprofundamento e clareza sobre o verdadeiro sentido da vida e da aprendizagem e sobre os objetivos a serem alcançados. Não se trata simplesmente de aprender mais algumas matérias, mas, antes, preparar-se para o pleno exercício de sua cidadania.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que o projeto politico-pedagógico seja, de fato, um instrumento de melhoria de qualidade da escola, ele precisa ser construído coletivamente, com responsabilidade e compromisso, a partir de um processo continuo de mobilização que envolve elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e reelaboração.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com