TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Contabilidade De Custos;

Exames: A Importância Da Contabilidade De Custos;. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

CETEP- CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MÉDIO SUDOESTE DA BAHIA

 A importância da contabilidade de custos;

 Custos;

 Custos Fixo e Variável.

Itororó-Ba

Agosto /2014

Micaele Souza Santos

 A importância da contabilidade de custos;

 Custos;

 Custos Fixo e Variável.

Trabalho designado pelo Professor Ruiy Martins, na Disciplina: Contabilidade Regencial e Custos como nota da II unidade do III Semestre do curso Técnico em Contabilidade.

Itororó-Ba

Agosto /2014

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

O mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos. O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente ao analise do custo do produto ou do serviço prestado e verificação do lucro que irá obter, aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório. Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa. A contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se tem como finalidade produzir informações úteis para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões (LEONE, 1997, p. 19), ela coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetário como físicos. A contabilidade de custo nasceu da contabilidade financeira diante da necessidade de avaliar estoque nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar na avaliação de estoque para uma importante arma de controle e decisão gerencial (MARTINS, 2003, p. 22). Com o significativo aumento da competitividade que se vê ocorrendo na maioria dos mercados, controle dos custos torna-se altamente relevante quando da tomada de decisão em uma empresa. E tão importante quanto saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestados, é aperfeiçoar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem reduzir a qualidade. Sendo essa análise, um desafio para a contabilidade de custos.

Assim a contabilidade de custo com o passar do tempo vai se firmando e ganhando novos adeptos de um sistema de controle e de qualidade mais eficiente e eficaz fazendo com que o tempo seja um grande aliado na formação de relatórios que venham registrar todas as mutações sofridas dentro de um patrimônio e de seus impactos dentro de um mercado tão competitivo. Trazendo como bagagem a exatidão das informações coletadas, para justamente contribuir no processo de tomada de decisão e contribuir para o crescimento e desenvolvimento interno e externo de uma empresa.

CUSTOS

O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).

O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra direta usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indireta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.

Os especialistas afirmam que muitos empresários costumam estabelecer os seus preços de venda com base nos preços da concorrência, sem antes determinar se estes chegam a cobrir os seus próprios custos. Por isso, negócios em grande quantidade não prosperam já que não obtêm a rentabilidade necessária para o seu funcionamento, o que reflete que o cálculo dos custos é indispensável para uma correta gestão empresarial.

A análise dos custos empresariais permite conhecer o quê, onde, quando, em que medida, como e a que se sujeitou, o que possibilita uma melhor administração do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com