TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Matemática Na 2ª Guerra Mundial

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Da Matemática Na 2ª Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  5.332 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA 2ª GUERRA MUNDIAL

Os vencedores da II Guerra Mundial devem grande parte da vitória aos matemáticos que nos bastidores decifraram os códigos secretos usados pelos alemães. O mistério da máquina alemã Enigma foi decifrado por matemáticos polacos e ingleses, o que foi essencial para que os aliados conseguissem reverter a difícil situação inicial.

Há pesquisadores que defendem que,ao contrário do que a História registra, o primeiro computador não foi americano, mas inglês, denominado ”A Bomba”, que ajudou a reduzir os milhões de combinações que os códigos possuíam e possibilitou a quebra do código alemão.

Foi na posse dos códigos que foi possível começar a afundar os submarinos alemães na Batalha do Atlântico e a partir daí os EUA puderam então abastecer com maior segurança os países europeus, mudando assim a sorte da guerra.

A guerra não é, assim, apenas uma questão de batalhas, políticos e discursos inflamados, porque há todo um trabalho técnico de retaguarda que assegura as decisões que os responsáveis venham a tomar. Métodos matemáticos proliferaram da segunda guerra mundial (na aplicação de técnicas estatísticas para criptoanálises e cifragem). Criptografia e Criptoanálise tornaram-se muito mais matemáticas durante este período. Muitas máquinas mecânicas e eletromecânicas de cifragem eram largamente usadas, porém não eram muito práticas e o sistema manual continuava em uso. Grandes avanços se conseguiam com os sistemas de quebrar os códigos, o que muito contribuiu para o desenvolvimento dos computadores atuais.

Outra participação vital da Matemática na 2ª Grande Guerra foi no laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde cientistas do mundo inteiro, inclusive matemáticos, canalizavam todos os seus esforços na construção da bomba atômica, com altíssimo poder de destruição, cujos lançamentos marcaram o final da guerra.

Foi a partir dessa guerra e desse acontecimento que a ciência passou a receber mais verbas para pesquisas, muitas delas diretamente do governo. Se por um lado a fissão nuclear proporcionou o desenvolvimento da bomba atômica, por outro ela favoreceu o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, que é utilizada nos reatores nucleares e em várias aplicações na medicina.

Outro pensamento corrente é que, pelo fato dos ingleses usarem um sistema de polegadas e os alemães o sistema métrico, esses últimos tiveram uma grande vantagem em termos de velocidade de cálculo e precisão, essenciais na guerra.

Referências:

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=876536&div_id=4071

http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1687154-www-joaodamasceno-com/

http://www.brasilescola.com/quimica/bomba-atomica.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com