TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Pesquisa De Mercado Para O Mercado Publicitário

Monografias: A Importância Da Pesquisa De Mercado Para O Mercado Publicitário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

A importância da pesquisa de mercado para o mercado publicitário

Introdução

A pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de dados de consumo e econômica para ajudar você a entender quais produtos e serviços seus clientes querem, e como diferencia-los de seus concorrentes.

A pesquisa de mercado também pode fornecer informações valiosas para ajudar:

• Reduzir os riscos de negócios

• Detectar problemas atuais e futuros no mercado atual

• Identificar oportunidades de vendas

• Desenvolver planos de ação

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para traçar estratégias para desenvolver-se uma campanha publicitaria. É com ela que a agencia e ou marketing obtém a visão ampla e específica do próximo passo a ser dado rumo ao sucesso. Com a Pesquisa de mercado, a agência faz um levantamento, uma busca de informações sobre o cliente, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, se sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

É importante que a empresa realize uma pesquisa de mercado, evitando o uso de dados ultrapassados ou genericamente definidos; que não use somente recursos disponibilizados na internet, devido ao risco de coletar informações não precisas ou interpretá-las erroneamente e que não colete dados somente de pessoas conhecidas ou próximas, isso não fornece uma opinião impessoal acerca do assunto tratado.

Muitas vezes é difícil saber por onde começar a tomar decisões sobre uma empresa ou produto. Um pouco de planejamento pode ser um longo e árduo caminho, para que o seu primeiro passo possa ser aprendido mais sobre como realizar pesquisas de mercado.

Como realizar pesquisas de mercado e sua importância

O sucesso de qualquer produto ou serviço está diretamente ligado ao conhecimento adequado do mercado, altamente competitivo, nos dias atuais. Cada vez mais, a economia de mercado está baseada na informação amparada por pesquisas e análises mercadológicas. Numa empresa, tudo pode ser pesquisado, desde a opinião das pessoas sobre a qualidade do cafezinho servido até a localização e o perfil exato de um grupo de consumidores que, num futuro determinado, serão os novos clientes da empresa, com base em um conjunto de dados bastante confiável. Com uma margem de atuação tão extensa, o primeiro passo é definir claramente as informações a serem procuradas e que serão mais úteis à empresa.

A Pesquisa mercadológica é a mais confiável ferramenta para obter informações precisas sobre um mercado, produto, serviço ou público-alvo. Com ela você também pode fazer testes que indicam a possibilidade de sucesso ou insucesso de uma dada estratégia.

As organizações cada vez mais precisam conhecer as necessidades dos clientes para desenvolver sua capacidade produtiva, ampliando seu mercado e consequentemente, sua lucratividade através da correta aplicação dos resultados obtidos pela pesquisa, que corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica.

A pesquisa de mercado é à entrada de informações para a tomada de decisões, porém, apenas realizar a pesquisa não garante o sucesso, mas sim o uso correto da pesquisa que leva a empresa a conquistas. Um questionário adequado é a peça fundamental de qualquer prospecção. Quem se dispõe a pesquisar o mercado deve definir critérios para a seleção de perguntas. As pessoas, em geral, não se recusam a responder a consultas na rua, mas podem se impacientar se as perguntas forem muito vagas, sem uma utilidade aparente ou em número excessivo. Portanto, quanto menos perguntas, e quanto mais objetivas elas forem, mais eficaz será o questionário.

As coletas de dados para pesquisa em uma base servem para determinar as tendências de mercado de uma determinada empresa ou produto e prestação de certos serviços. O público alvo é frequentemente identificado pelos resultados obtidos a partir de pesquisas junto aos consumidores. Uma seção de vários tipos diferentes de consumidores é questionada e suas respostas são registradas e posteriormente divulgadas a fim de dar esclarecimentos sobre suas opiniões e a estratégia a ser planejada e seguida.

Se uma empresa está planejando lançar um produto, então esses tipos de dados podem dizer à empresa que tipos de clientes estariam interessados nesse produto. Informações demográficas importantes, tais como idade, sexo, renda e localização geográfica são anotadas e usadas para quebrar os dados em grupos.

As pesquisas também vão pedir melhorias ou mudanças que devem ser feitas nos produtos para torná-los mais atraentes. Em alguns casos, este tipo de feedback irá ajudar a mudar a cor de um produto ou adicionar características antes que ele vá para o mercado.

A pesquisa de mercado pode ajudar a determinar o melhor meio de publicidade a usar para atingir o público-alvo. Durante os levantamentos de consumo, a empresa de pesquisa de mercado vai perguntar que tipo de entretenimento é o preferido. Os dados são então usados para determinar quais meios serão utilizados para a campanha seguinte. Por exemplo, se 60 por cento dos consumidores em um público alvo indicam que eles aproveitam mais de suas informações de novos produtos a partir da Internet, a Internet será o foco para essa campanha de marketing em especial.

A pesquisa de mercado é antes de tudo uma ferramenta para tomada de decisões. A importância da pesquisa de mercado fica claramente evidenciada neste cenário quando ao avaliarem-se as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que não resistiram no mercado.

Uma pesquisa bem elaborada exige um planejamento ordenado de todas as etapas do processo, já que cada uma delas é importante. Após definido o problema ou a oportunidade de pesquisa, que consiste na etapa inicial, determina-se quais são as informações a serem adquiridas e faz-se um levantamento das melhores fontes para buscar tais informações. Escolhem-se, então, os métodos mais adequados para a coleta de dados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com