TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Sustentabilidade No Mundo

Casos: A Importância Da Sustentabilidade No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 7

A importância da Sustentabilidade no mundo do trabalho

As empresas se mobilizam para desenvolverem estratégias de minimização dos impactos que suas atividades causam no meio ambiente. Par alcançar esse objetivo, no entanto, elas buscam profissionais capacitados para exercerem tais mudanças. Por isso, a sustentabilidade ganha também status de profissão.

As áreas de atuação são diversas e englobam profissionais com diferentes formações, desde jornalistas até engenheiros, todos envolvidos em um só ideal que é trabalhar em benefício da sustentabilidade. Com isso as empresas estão à procura de profissionais capacitados. As empresas estão em busca de um comportamento sustentável ou estão trabalhando com tecnologias para diminuir seu impacto na natureza.

A exigência de uma nova ética

Essa ética não pode ser imposta de cima para baixo. Ela deve nascer da essência do humano. Deve poder ser compreendida por todos, praticada por todos sem a necessidade de mediações explicativas complexas que mais confundem do que convencem. Ela supõe uma nova ótica que dê as boas razões para a nova ética e seus valores.

As bases da segurança global estão ameaçadas. Esta situação nos obriga a viver um sentido de responsabilidade universal, identificando-nos com toda a comunidade de vida terrestre bem como com a nossa comunidade local. A situação é tão urgente que obriga a humanidade a escolher o seu futuro. A nossa escolha é: ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a devastação da diversidade da vida. Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à comunidade mundial emergente.

Desenvolvimento sustentável: discursos e práticas

A elevada proporção de empresas que incluem a sustentabilidade no planejamento estratégico indica que com o desenvolvimento sustentável está deixando de ser apenas um discurso para tentar fazer parte do dia a dia dos negócios, tendo início, as ações de responsabilidade corporativa que concentravam em áreas de recursos humanos, comunicação e marketing, o que se vê hoje é a migração do tema para as áreas de negócios e para a agenda do conselho de administração, numa evidência de que o assunto ganhou importância e um novo papel nas empresas. É preciso diferenciar as ações que entram na agenda de sustentabilidade de forma pontual, periférica, daquelas que buscam atuar na realidade de fato e se aprofundar nas questões sociais, ambientais e econômicas sendo que muitas companhias ainda investem em iniciativas sustentáveis mais preocupadas com a visibilidade da marca e com a repercussão na mídia do que com o conteúdo das ações e com os avanços que possam gerar. A questão ambiental se tornou o foco das atenções mesmo de empresas que, pela característica de seu negócio, geram um reduzido impacto na natureza. Um exemplo é a Caixa Econômica Federal. Em parceria com a GTZ, agência alemã de cooperação técnica, a Caixa passou a financiar sistemas de aquecimento solar de água em todas as linhas de crédito e a subsidiar a adoção desse equipamento em moradias populares - o sistema pode gerar uma economia de mais de 30% na conta de luz, uma vez que o chuveiro elétrico é um dos itens de maior consumo de energia nas residências. Em 2010, a Caixa financiou a construção de mais de 43.000 habitações com aquecimento solar de água, são através destas iniciativas que outras empresas se espelham, para também criar projetos em favor do meio ambiente com: Energias Renováveis, Reciclagem, controle dos aterros e lixões e principalmente na reeducação da população em geral.

Práticas sustentáveis nas empresas

As empresas sabendo que ser social e ambientalmente responsável, tem se tornado uma vantagem altamente competitiva, pois adotar práticas sustentáveis, elas experimentam redução nos custos e atraem a preferência dos consumidores, assim passam a ter mais visibilidade e vantagem em relação á concorrência. Uma gestão sustentável tornou-se parte fundamental no planejamento da empresa que quer garantir seu futuro e seu sucesso. Ao mesmo tempo em que é um desafio, representa novas oportunidades de negócios e crescimento, com isso ganha o meio ambiente, ganha á sociedade e ganha á economia. Muitas práticas simples realizadas nas empresas já são de grande valia para o meio ambiente como: coleta e descarte adequado dos resíduos, uso racional e eficiente da água, energia e suprimentos, além da opção de fornecedores e produtos certificados, são hábitos que fazem parte da rotina de muitas empresas e já rendem bons resultados. Mas para inovar, obter certificações e crescer com a sustentabilidade, é preciso ir além, com isso foi criado o centro SEBRAE de sustentabilidade e muitos outros apoios criados pelo governo federal, pois além de gerar benefício para empresa, gera benefícios para o meio ambiente.

A importância da ética e da Sustentabilidade no mundo do trabalho

As questões éticas e de valores humanos tornaram-se fundamentais para a política e para a gestão do desenvolvimento sustentável. Fundado na responsabilidade para com a coletividade humana e num sentido de solidariedade amplo.

A ética ambiental se traduz em normas e leis, que constituem pactos e compromissos a serem cumpridos por todos, para evitar que os conflitos e disputas sejam resolvidos de forma violenta. Leis são elaboradas, divulgadas, cumpridas, implantadas, revistas periodicamente e muitas da vezes nem cumpridas. É relevante que sejam respeitados os pactos, acertos, compromissos e promessas firmados, e que se exerça a ética no cumprimento da legislação. Para tanto, quanto mais inclusivo for o processo de elaboração das normas e quanto mais representativos forem os atores envolvidos, maior será a sua legitimidade. Os procedimentos para a elaboração das normas e leis precisam ser transparentes e abertos e divulgadas ao publico, principalmente para empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com