TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Combate Ao Tabagismo Em Idosos

Artigo: A Importância Do Combate Ao Tabagismo Em Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  2.998 Palavras (12 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 12

A Importância Do Combate Ao Tabagismo Em Idosos

Introdução

O presente trabalho faz parte da disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social, 6º semestre do curso superior em Serviço Social, Faculdade Anhanguera, foi realizado em grupo, e tem como objetivo apresentar um relatório que contemple todas as etapas realizadas para o desenvolvimento das atividades propostas com a finalidade de elaborar um Projeto de Pesquisa, que no decorrer deste será apresentado.

Este trabalho permitiu ao grupo ter um contato maior com referenciais teóricos e metodológicos indispensáveis para o entendimento das questões sociais, provocando reflexões sobre a intervenção do assistente social na realidade em que está inserido. O grupo pode verificar e entender o que pode subsidiar a formulação de políticas e outras ações profissionais como: elaboração e execução de programas, planos e projetos na área social, compreendendo de fato o significado social que a profissão tem e suas possibilidades de intervenção diante das demandas identificadas, com vistas na formulação de respostas que faça frente às questões sociais encontradas.

2. Leitura e Resumo

Foi realizada leitura sugerida sobre o texto de MATTOS (2011), que tem como título “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)”, com a finalidade de conhecer os fundamentos metodológicos do trabalho científico. O texto em questão permite a reflexão sobre a diferença entre conhecimento científico e senso comum, e apresenta a relevância de condutas para pesquisa, usadas para procedimentos didáticos e como ferramentas de ação. Destacando a preponderância do saber científico e sua metodologia enquanto sustentação e para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, para isso foi lidas as orientações de leitura e elaboração de resumo de LAKATOS.

2.1 - Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos), MATTOS (2011)”.

O texto em questão apresenta a ciência como uma forma de produção de conhecimento objetivo. Trata-se como termo científico o que se consegue constatar com evidências ou é baseado em provas. De acordo com o senso comum, a objetividade se opõe à subjetividade. O conhecimento objetivo olha para realidade, e não importa com opiniões deste ou daquele. O conhecimento científico, nessa interpretação, seria então atribuído a todos. De acordo com a ciência para produzir conhecimento científico é preciso fazer uso de várias contribuições teóricas de diferentes autores. A ciência não é neutra, pois uma das características está em sistematizar crenças, valores que direcionam para a investigação, lembrando que o uso da crítica faz parte como construção do conhecimento. Por isso produzir conhecimento científico subentende que é necessário fazer o exercício cotidiano da crítica, mas para tanto também é preciso que haja espaço para o diálogo com o meio acadêmico e com o meio social, para que a produção desse conhecimento de fato possa contribuir com mudanças.

Para elaborar o conhecimento científico, por vezes foi necessário se distanciar do senso comum, bem como fazer uso de contribuições teóricas e determinadas práticas que em nada o faz lembrar, na tentativa de se ir além; no entanto às vezes é preciso fazer este caminho de volta no sentido de se resgatar a certas idéias, para que o conhecimento esteja adequado e possa atingir o resultado esperado.

3. Ficha Bibliográfica/Resumo crítico do texto escolhido

Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas com a finalidade de conhecer as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização de conhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica” LAKATOS (2012), observando os principais pontos. Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do projeto, deu-se então a escolha de um, dentre os textos analisados para assim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico deste. Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas com a finalidade de conhecer as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização de conhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica” LAKATOS (2012),

3.1 Ficha Bibliográfica

Tabagismo em Idosos

Tabagismo em idosos. Revista Brasileira em gerontologia e geriatria. Disponível em: <http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232010000200015&lng=pt&nrm=iso> acesso em 20 de nov. /2013

O texto apresenta aspectos sobre o uso do cigarro no Brasil e no mundo.

Relatam dados sobre tabagismo de maneira geral e as patologias consideradas como consequências de seu uso.

Fala sobre os efeitos tóxicos.

Analisa o tabagismo como processo que acelera o envelhecimento e como a cessação do vício pode aumentar a qualidade de vida e também a longevidade.

Apresenta várias pesquisas sobre tratamento e controle do tabagismo em idosos.

Destaca o uso de medicamentos e o auxilio de atendimentos especializados.

Conclui que com relação a políticas públicas existe um programa tímido para controle e redução do uso do tabaco.

3.2 Resumo crítico do texto: Tabagismo em Idosos. Revista brasileira de Gerontologia e Geriatria. Disponível em: <http://revista.unati.uerj.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180998232010000200015&lng=pt&nrm=iso> acessado em 20 de Nov. 2013.

Aborda a questão do tabagismo de uma forma geral, mas com um olhar voltado para um público específico, ou seja, o idoso. Traça um panorama apresentando dados da Organização Mundial de Saúde mostrando como a questão se apresenta no mundo e aqui no Brasil.

Expõe a problemática da questão destacando os malefícios causados pelo cigarro, citando as patologias envolvidas e os efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com