TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Trabalho Acadêmico

Por:   •  26/8/2023  •  Dissertação  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 4

SECRETARIA GERAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA

Igreja do Evangelho Quadrangular

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ACADÊMICO

ANDRÉIA REGINA DE MELLO – 1º ANO

Curso Livre de Teologia - 1º Ano - EAD - Tema Paper.

13 DE OUTUBRO DE 2.022

RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo a importância dos vários tipos de metodologia do trabalho acadêmico inseridas no ensino superior e quais os benefícios para a vida acadêmica do aluno, uma vez que, observa-se que alunos recém chegados as universidades se deparam com as dificuldades ou desconhecem regras básicas de elaboração de trabalhos científicos.

INTRODUÇÃO

Identificar a importância da metodologia para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos embasados em pesquisas cientificas levando o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado e convincente. Além da importância na formação do estudante e no desenvolvimento de sua análise crítica, os trabalhos acadêmicos servem também para registrar pesquisas e disseminar o conhecimento produzido.

DESENVOLVIMENTO

O trabalho acadêmico é o resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão universitária, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades. Trata-se de um material descrito que pode ser feito de diversas maneiras, desde que cada um seja as de acordo com as normas determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). São complementares, sendo um instrumento de aprendizagem adicional, o projeto pode ser realizado no mesmo período da graduação, atuando positivamente sobre o desenvolvimento acadêmico dos alunos auxiliando na transmissão e desenvolvimento do senso crítico baseado em fatos comprovados fazendo parte da rotina dos alunos graduandos ou como trabalho de conclusão de curso, e não podem ser elaborados de qualquer forma.

Além de enriquecer o portifólio do aluno, o mesmo aprenderá a contestar, apresentar, analisar, produzir e ter sua percepção sobre vários e ou específicos temas, a melhoria com a habilidade da escrita, motivação, curiosidade e maturidade. Ao realizar o trabalho acadêmico, os alunos estão sendo avaliados e ao mesmo tempo em processo de aprendizagem que é o foco para quem busca uma qualificação superior. Mas segundo Previdelli e Caronice (2008) apesar de servir como instrumento de avaliação, diferenciam-se fortemente das avaliações realizadas em sala de aula por diversos motivos, dentre eles os quais estão o ambiente dos mesmos, tempo e local do desenvolvimento do trabalho e custo da pesquisa.

Um trabalho acadêmico é o texto (em sentido lato ou estrito) e toda produção científica realizada nas faculdades e demais instituições de ensino superior. Toda introdução à pesquisa nesse nível da educação é de grande e fundamental relevância, uma vez que é do ensino superior que sairá os futuros profissionais, os quais trarão progresso para a sociedade.

Uma problemática atual é que nos deparamos com jovens adentrando nas universidades sem a mínima noção de trabalhos científicos, sem o desejo e interesse pela pesquisa. Não se pode negar a ineficiência que o ensino atual tem produzido em relação à metodologia da pesquisa, pois os alunos recém chegados ao ensino superior, muitas vezes sofrem um impacto nessa fase de transição, pois os métodos são muito mais rigorosos, e exigem uma leitura analítica, ou seja, reflexão, assimilação das informações, para assim amadurecimento do raciocínio e por fim, a criticidade, para construção de um novo texto.

A metodologia é essencial para todo desenvolvimento do trabalho acadêmico obtém diversas etapas pelas quais precisam ser observadas ao realizar. Essa metodologia é a aplicação de conhecimentos e técnicas que devem ser observadas para construção desse conhecimento, com proposito de comprovar sua validade. Sempre mantendo a atenção de fundamentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com