TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Treinamento E Do Desenvolvimento Para As Organizações E Seus Funcionários.

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do Treinamento E Do Desenvolvimento Para As Organizações E Seus Funcionários.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Fórum

Título: A importância do treinamento e do desenvolvimento para as organizações e seus funcionários.

Aluno: Fabiana Lima

Disciplina: Gestão de Pessoas Turma: GPEEAD_t0298_0814

Introdução

Desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já era utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Com o passar dos anos, esse processo ganhou ainda mais força e se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas.

O treinamento é uma das responsabilidades gerenciais de maior importância nos dias de hoje, pois o fim de toda a empresa é ter lucro. Para ter lucro uma empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos e/ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas, garantido assim uma penetração de mercado mais elevada. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve produzir e/ou fazer algo com qualidade que venha a saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos.

Treinar é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensina-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender.

Distinção entre treinamento e desenvolvimento e importância de cada um

Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas, segundo Chiavenato (1999). Apesar dos métodos serem similares para afetar a aprendizagem, sua perspectiva de tempo é diferente. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato do cargo.

O desenvolvimento de pessoas focaliza geralmente os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Mas ambos, treinamento e desenvolvimento (T&D), constituem processos de aprendizagem.

De acordo com Chiavenato (1999), o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.

De acordo com Canabrava e Vieira (2006, p. 72), a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas consiste em:

O treinamento é uma oportunidade para a capacitação e o aperfeiçoamento da pessoa em sua função, com vistas à melhor adaptação e produtividade na organização. Já o desenvolvimento vai além da dimensão do treinamento, na medida em que constitui o meio de descoberta,

reconhecimento e promoção do potencial de realização e de desempenho, de forma pessoal e inédita.

Existem várias abordagens a respeito de treinamento, porém, neste texto, o treinamento foi considerado como:

o processo educacional, que é aplicado de maneira sistemática e organizada, no qual os aprendizes desenvolvem competências: conhecimentos, habilidades e atitudes, em função de objetivos definidos, sendo capaz de abordar e resolver uma situação mais complexa. (CANABRAVA; VIEIRA, 2006, p. 72)

O treinamento e o desenvolvimento devem ser vistos como uma forma de preparo, desenvolvimento e qualificação dos profissionais para que eles atuem na Empresa como um patrimônio. E que seu capital intelectual esteja envolvido com todo o processo do trabalho, com iniciativa, com uma visão abrangente de conhecimentos que possibilitem acompanhar o desenvolvimento tecnológico que a sociedade global vem exigindo.

Segundo Canabrava e Vieira (2006), o treinamento envolve o processo de planejamento das necessidades de treinamento, a execução e o acompanhamento dos resultados, considerando as competências desenvolvidas.

A entrada (input), no processo de treinamento e desenvolvimento, está relacionada à fase do planejamento, que pode ser representada pelas etapas de diagnóstico de necessidade de treinamento e pela programação de cursos.

Nessa fase do planejamento do treinamento e desenvolvimento, é considerado todos os fatores que fazem parte do processo de trabalho, os quais devem ser analisados com o objetivo de reconhecer os problemas ligados ao desempenho que podem ser solucionados, amenizados ou prevenidos pela ação corretiva do treinamento.

Consequências de um treinamento inadequado ou inexistente

As consequências de um treinamento inadequado ou inexistente podem ser inúmeros, entre eles estão:

• Retrabalho;

• Falta de comprometimento;

• Processos ineficientes;

• Perda de mercado;

• Funcionário mal preparado para exercer sua tarefa;

• Estagnação dos processos;

• Falta de motivação dos funcionários;

• Insatisfação dos Clientes e funcionários;

• Queda na produtividade;

• Perda de receita.

Tipos de treinamento que destaquem os princípios da organização e valorizem seus funcionários

Tipos de treinamento que destaquem os princípios da organização e valorizem seus funcionários:

• Treinamento no trabalho ou on the job – Ocorre no dia a dia, com a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com