TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Cartazes Nos Pontos De Venda

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Dos Cartazes Nos Pontos De Venda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  2.854 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. Os problemas estruturais e formais são resolvidos pelo projeto de design gráfico.

O cartaz, que no início de sua utilização é compreendido como um exemplar midcult(Cultura média) da pintura, torna-se um objeto da masscult(Cultura da massa), ao difundir informações e ideias para um patrocinador. Para Gastaldo (2001, p.81), “o discurso publicitário defende o interesse privado de quem está pagando por ele. Ou seja, é um discurso com ‘dono’ “. E, esse fato é bem aceito na sociedade contemporânea.

Por apresentar-se com um “substituto barato da pintura”, o cartaz desperta o olhar do público, que a valoriza, criando uma aura de “pseudoarte” para essa mídia. Não é só transmissão de informação que está contemplada na peça publicitária cartaz, há uma referência ao artístico e isso o transporta para uma categoria “distinta” da mídia corriqueira, na visão do público. O consumidor é capaz de encantar-se com as imagens, com as cores, com os traços e/ou com o estilo mostrado no cartaz. Há um poder de magia e encantamento.

Nesse trabalho vamos abordar a importância do cartaz nos pontos de venda e como, influencia o consumidor em sua tomada de decisão de compra.

DESENVOLVIMENTO

Numa era que o facebook, as redes sociais, a mídia digital no geral, se tornaram a menina dos olhos dos publicitários, as “velhas” e boas mídias continuam se mostrando muito eficientes, entre elas, o cartaz. Ele que ainda sim tem um enorme poder no merchansing, que é o conjunto de técnicas usadas nos marketings, responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda.

É ideal para transmitir uma mensagem rapidamente. Muitas vezes, o público precisa de menos de trinta segundos para compreender a mensagem da peça. Pesquisas revelam que mais de 80% dos consumidores decidem o que vão comprar dentro da loja, ou seja, no ponto de venda. Por isso, devemos colocar a criatividade em prática e caprichar na hora de montar o cartaz.

O cartaz tem função informativa ou apelativa, também podendo estas coexistirem ao mesmo tempo. Como o cartaz no ponto de venda tem a finalidade de atrair a atenção de quem está passando no momento, a mensagem que está sendo transmitida tem que ser, como já falamos no parágrafo anterior, o mais objetiva, porém atrativa e apelativa, para que seja captada por muitas pessoas ao mesmo tempo, convencendo o público a consumir determinado produto.

E para a eficiência do cartaz, deve-se voltar a atenção para o equilíbrio do designer do cartaz, ou seja, para que a relação Texto>Imagem>Cor>Composição, seja perfeita. O texto deve ser curto, de fácil memorização e compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com