TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade nos Negócios

Por:   •  19/4/2023  •  Artigo  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

Luciano da Silva Pais

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, e surgiu da necessidade do ser humano em ter controle sobre seu patrimônio, ou seja, bens, direitos e obrigações.

Ao longo dos anos a contabilidade vem evoluindo juntamente com a sociedade, buscando aprimorar e gerenciar todas as informações para tomadas de decisões.

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar a importância da contabilidade nas empresas, seus métodos e demonstrativos, para auxiliar o empreendedor a tomar decisões mais coerentes, amenizando os riscos eminentes nos negócios e protegendo o seu patrimônio.

Nos dias atuais, a contabilidade é essencial para as empresas que buscam ter um controle maior das suas atividades. Ela que possui todos os dados necessários para um controle mais aprimorado e eficaz. Infelizmente muitas empresas não dão a devida importância dessa ferramenta, o que é extremamente prejudicial para a continuidade do negócio.

Ao longo da pesquisa buscamos evidenciar que as empresas que utilizam essa ferramenta, tem mais chances de prosperar e alavancar seus negócios.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A contabilidade acompanha a humanidade a muito tempo. Há registros da história da contabilidade desde 4.000 a.C. Não existia uma moeda ou escrita especifica, mas o controle era bem feito.

Coelho e Lins (2010) relata: “é com o Renascimento que a Contabilidade assume um caráter científico, desenvolvendo-se de forma mais ordenada e em grande proporção, assumindo assim um período de maior estudo sistemático e organizado da Contabilidade”.

Sá (2010, p.46) descreve a Contabilidade como “a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais”.

Segundo Marion (2008):

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobre maneira para a tomada de decisões. (MARION, 2008, p. 23).

Figura 1 – Controle dos gastos e investimentos

Fonte: (Nossa Causa. 2017. p1).

A contabilidade serve para auxiliar a administração das empresas na tomada de melhores decisões em relação ao futuro da empresa, pois a contabilidade analisa os dados financeiros, como a receita, as despesas, os custos e a lucratividade.

3. TIPOS DE FERRAMENTAS CONTÁBEIS

3.1. Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa aponta as atividades desenvolvidas por meio das entradas e saídas de caixa. Marion (2009) relata que, “o Fluxo de Caixa ajudará a indicar a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período, e ainda, o resultado do fluxo financeiro”.

O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal etc., é composto por dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa (SEBRAE, 2008)

Por meio do Fluxo de caixa, presume-se uma visão antecipada das necessidades para atender pagamentos das obrigações que a empresa costuma adquirir, podendo delinear com antecedência os futuros problemas que venham a surgir ao decorrer das operações.

Figura 2 - Modelo de Fluxo de Caixa

Fonte: (ECP. 2020. p 2).  

3.2. Demonstrativo do Resultado do Exercício DRE

O Demonstrativo do Resultado do Exercício, relata as informações de geração de riqueza do negócio, mostrando para os gestores elementos importantes que auxiliará nas possíveis necessidades de mudanças ou o que poderá se mantiver, por se tratar de um relatório bastante detalhado e que envolve relatórios precisos. Além de demostrar se o negócio está dando lucro ou prejuízo, o DRE fornece comparação entre receitas, despesas e custos apurados segundo o princípio contábil do regime de competência, fornecendo informações relevantes e verídicas para a tomada de decisões.

Segundo a FIPECAFI (2000), “a Demonstração do Resultado do Exercício fornece os dados básicos da formação do resultado (lucro ou prejuízo) do exercício”.

A demonstração de resultados do exercício visa fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social, os quais são transferidos para contas do patrimônio Líquido. (ASSAF NETO, 2007, p. 84)

Assim o DRE é uma grande ferramenta que engloba um conjunto de demonstrações para auxiliar o gestor nas tomadas de decisões.

Figura 3 - Modelo Demonstrativo de Resultado (DRE)

Fonte: (Confere Cartões. 2018. P 7).

3.3. Demonstrativo do Resultado do Exercício DRE

A palavra balanço remete a equilíbrio visto que, tal como em uma balança, o lado do ativo e o lado do passivo devem ser iguais refletindo uma situação de equilíbrio do patrimônio de uma entidade. (RIBEIRO, 1999).

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo (abrange disponibilidade direitos e bens que poderá originar benefícios econômicos), pelo passivo (envolve as obrigações e as provisões) e por fim Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com