TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrumentalização Cientifica

Por:   •  11/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 PROBLEMA..............................................................................................................4

3 OBJETIVO ...............................................................................................................6

3.1 OBJETIVO GERAL............................................................................................6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................................................6

4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................7

5 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................8

6 METODOLOGIA.....................................................................................................10

7 REFERENCIAL.......................................................................................................11

1.0 INTRODUÇÃO

Sabe-se o quanto é difícil e complexo o estudo e domínio da língua portuguesa. É preciso muita dedicação e disciplina para estudar e se aprimorar. Dentro dos estudos de nossa língua, encontramos a gramática, a literatura a produção de texto e esta é a nossa preocupação.

Por estarem iniciando uma nova fase na vida de muitas pessoas, que é à saída do ensino médio para o superior. Entretanto uma grande parcela não se preocupa com as dificuldades, com as deficiências e pobreza de recursos lingüísticos, isso é um erro grave.

A dificuldade de escrever começa nos primeiros anos escolares. Mas infelizmente algumas pessoas vão levando esse problema ate o ensino superior. Erros que vão desde regras básicas de gramática até falta de coesão, coerência e argumentação.

Onde estão os principais erros? Quais serão as medidas a serem implementadas a fim de modificar esta realidade? Conscientização dos acadêmicos a modificarem suas percepções e preocupação com a produção textual. As respostas para essas perguntas e conteúdos sobre a dificuldades de escritas dos universitários serão encontrados no decorrer desta pesquisa.

2.0 PROBLEMA

Quais as dificuldades dos alunos em escreverem textos de qualidades nas universidades?

3.0 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

• Demonstrar as principais dificuldades encontradas pelos universitários em escrever textos de qualidade.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver no aluno, com baixo rendimento, o domínio das habilidades de leitura;

• Diversificar os meios de incentivo á leitura, utilizando diversas metodologias;

• Aprimorar o processo cognitivo do ensino-aprendizagem, estimulando a leitura e a produção de textos;

• Detectar qual a dificuldade encontrada tanto pelos professores quando pelos alunos no que diz á leitura e escrita;

4.0 JUSTIFICATIVA

Educação é um bem muito importante para qualquer pessoa. Não há pontos negativos quando pensamos em conhecimento de qualidade. Quando esse e ministrado além de ensinos técnicos e preciso somar ensinamentos de ética, moral e despertar o espírito de cidadania no interior de cada aluno.

Nas instituições Brasileiras o ensino e dividido em vários conteúdos dentro das disciplinas. Os conteúdos são divididos de acordo com a necessidade ou com o planejamento dos órgãos de educação pública ou privada.

Não desprezando as outras disciplinas, mas em um nível de importância para nos brasileiros a língua portuguesa e umas das mais importantes, como é prazeroso conhecer, dominar nossa língua natal. Sabemos que não e fácil que há grandes obstáculos, entre eles esta a dificuldades em produzir textos de qualidade com clareza e respeito às regras gramaticais, com argumentação fundamentada.

Escrever e colocar as idéias no papel de forma organizada, não existe conhecimento pronto, vale o velho ditado “Ninguém nasceu sabendo”. O conhecimento é formado a partir de nossas experiências e com leituras, até por que é na leitura que adquirimos informações para a produção de texto. Chegamos ao conhecimento de vários ramos como direito, medicina, engenharia, jornalismo e todos os outros cursos.

Por isso e dentro das dificuldades que se desenvolve nossa pesquisa. Porque é tão difícil escrever? Como conseguimos encontrar a receita de uma produção textual de qualidade? São muitos os questionamentos e com isso queremos buscar respostas e esclarecer os principais erros.

Quando conhece as respostas vamos desenvolve o conhecimento e pode-se repassá-lo para outras pessoas ajudando a encontrar os erros, a buscar respostas identificando especificamente o erro. Podemos despertar o habito da leitura nas pessoas que tem resistência, podemos ajudar a enfrentar os medos da escrita, espantar os fantasmas da argumentação. Porque tudo que se ler ainda e pouco, e somos julgados pelas formas que produzimos os textos.

4. REFERENCIAL TEORICO

Vamos começar com a leitura para entender melhor os assuntos que nos cercam, e como isso desenvolver a competência para argumentar, e contra argumentar quando necessário. Mas não uma leitura superficial, aquela na qual é feita apenas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com