TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Integração na America latina

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

José Lincoln De Oliveira - América Latina e Sustentabilidade – Unisinos 2020/1

1ª O quanto você conhecia, antes de iniciarmos essa Atividade, aspectos relativos à História e ao Contexto da América Latina; comente algo que te surpreendeu nos materiais disponibilizados.

A maioria das coisas que foram vistos ou lidos nos materiais disponibilizados, já era do meu conhecimento, mas duas coisas me chamaram a atenção pelo fato de não ter esse conhecimento, que são sobre:

- O entendimento do índio quanto a diferença de raça, quando os europeus erradicam a diferença indígena, diferença essa de “não-brancos”, ao contrário dos índios que desde o primeiro contato mostraram interesse pela diferença dos europeus. Para os índios a diferença pode ser tudo menos um problema que deve ser anulado. A civilização também entra em questão nessa erradicação, pois o índio assusta pelo fato de não ser civilizado, o olhar civilizador já olha para o outro com olhar ajuizador, pensando enquadrá-lo em estados de coisas pré-determinada, como diz no texto. “O índio assusta porque sua vida não se dá na relação de força em que um se impõe ao outro, tão comum na época na Europa. Os índios e seus conhecimentos trabalham, em geral, com a partilha e partilhar significa saber sair de si, se encontrar com o outro. Os mitos indígenas são convites à reflexão em movimento e não tentativas dogmáticas de explicar a razão da vida e da morte.”

- Outro item é a mestiçagem falado no vídeo, no qual a ideia da miscigenação entre pessoas de raças diferentes (europeus-brancos, indígenas - “cor de cobre” como eram chamados no séc. XIV e africanos-negros), é muito forte na construção do que é a nação, mesmo assim, isso não significa que todos sejam iguais e que sejam tratados da mesma forma sem preconceitos ou discriminação.

2ª Destaque (justificando) algo que limita e algo que pode ser alternativo para o desenvolvimento da América Latina a partir do conteúdo estudado e debatido.

No meu entendimento o que está limitando o desenvolvimento da América Latina é a qualidade regular e baixa da cultura, pois a cultura é um poderoso fator de desenvolvimento para os países e para a participação dos cidadãos. O acesso e a oferta de cultura na América Latina aumentaram neste século, conforme a pesquisa que estava na reportagem. A média do PIB dedicada à cultura está abaixo de 0,5%, enquanto a presença da internet cresce consideravelmente. No link disponibilizado para estudo, mostra um relatório fazendo um chamado aos Governos para tentar reduzir esse problema. É destacado o fato de que as políticas públicas têm de contribuir para suprimir as barreiras que essa distância produz e multiplicar a oferta às comunidades para facilitar seu acesso e participação nas atividades culturais.

Uma forma alternativa para o desenvolvimento se dá também através da necessidade de levar em conta as formas naturais e espontâneas surgidas na sociedade civil, que contribuem para a apropriação social da cultura, do patrimônio, dos espaços culturais, artísticos e sociais. A cultura comunitária contribui também para transformar as ruas e os espaços de contato em lugares de convivência. Conseguir formas de acesso mais democráticas à cultura, gerando a participação ativa da cidadania, é um dos melhores caminhos para recuperar os traços de identidade coletiva e assim favorecer a inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com