TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIXEIRA SUSTENTÁVEL

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 13

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE CAXIAS

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

JOÃO EMANUEL RODRIGUES CUNHA

LIXEIRA SUSTENTÁVEL: relatório final do projeto integrador 

Caxias–MA

2022

JOÃO EMANUEL RODRIGUES CUNHA

LIXEIRA SUSTENTÁVEL: relatório final do projeto integrador

Relatório final do Projeto Integrador apresentado ao Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Caxias como requisito obrigatório na conclusão do referido curso.

Orientador: Wilberth Santos Raiol

Caxias-MA

2022

AGRADECIMENTOS

A Deus por, ao longo deste processo complicado e desgastante, me ter feito ver o caminho, nos momentos em que pensei em desistir.

 A esta instituição por ser um espaço que privilegia o conhecimento e onde todas as ideias são bem recebidas.

Aos meus pais, no qual eu devo a vida e todas as oportunidades que nela tive e que espero um dia poder lhes retribuir.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO                4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DO PROJETO INTEGRADOR                 5

2.1        Razão social                 5

2.2        Histórico                 5

2.3        Localização                 6

2.4        Principais áreas de atuação                 6

3        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS                7

3.1        Reuniões realizadas durante o projeto                 7

3.2        Viabilidade técnica                8

3.3        Construção do protótipo                 8

3.4        A importância da sustentabilidade                9

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES                11

        REFERÊNCIAS                13

        FOLHA DE ASSINATURAS                14

1 INTRODUÇÃO

Este relatório tem como principal finalidade mostrar as atividades desenvolvidas no decurso do projeto integrador que se trata da construção de uma lixeira adaptada com rodas para facilitar o deslocamento, feita a parte da coleta de matéria prima (madeira), que visa promover a sustentabilidade, o projeto será desenvolvido no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), CEPT – Caxias.

Essa ideia inovadora foi planejada com o objetivo de reduzir o descarte indevido da matéria prima usada na construção de “caixotes de feiras” que são descartados logo após o seu uso, assim perdendo sua utilidade, então a proposta é dá uma nova utilidade a essa rica matéria prima que é a “madeira”.

O projeto integrador visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais, além de avaliar a desenvoltura dos alunos, trabalhando em grupo, solucionado demandas de diversas áreas e empresas do Brasil.

O conhecimento obtido durante a realização do curso de Técnico em Segurança do Trabalho, sendo o referido curso oferecido pelo SENAI, – CEPT – CAXIAS, sua duração é de aproximadamente 16 meses. Seu início se deu no dia 19 de abril de 2021, e seu término tem data prevista para o dia 16 de agosto de 2022, de forma a possuir uma carga horária de 1200 horas. Os métodos dispostos no decorrer do curso serviram como fatores importantes no processo de aprendizagem e habilidades atribuídas.

O respectivo relatório está dividido em quatro capítulos além das suas seções secundarias, onde o primeiro capítulo é a introdução, o segundo é a caracterização do campo do projeto integrador, onde se concentra todas as informações referentes a empresa na qual o projeto está sendo desenvolvido, contando com suas áreas de atuação para o mercado de trabalho. O terceiro capítulo descreve todas as atividades realizadas pela equipe durante o período em que o projeto foi realizado, contando a partir das reuniões feitas pelo grupo até a etapa final do projeto.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DO PROJETO INTEGRADOR

Todas as etapas do desenvolvimento do projeto foram realizadas na instituição de ensino técnico profissionalizante SENAI – CEPT - Caxias

  1.  Razão social

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

CNPJ: 03.775/000179

  1.  Histórico

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI completa 65 anos de instalação no Maranhão. Quando iniciou suas atividades, precisamente no dia 6 de maio de 1953, no bairro do Monte Castelo, o parque industrial maranhense era pequeno e constituído principalmente de plantas fabris têxteis, de silagem de arroz, beneficiamento de oleaginosas, de sabão e cerâmica, aproveitando o acelerado modelo de industrialização iniciado pelo presidente Juscelino Kubitschek. Era um tempo em que a atividade industrial era responsável por grande parte dos empregos e da riqueza gerada no Maranhão. Chegou ao nosso estado com a missão de desenvolver competências para a vida social e produtiva da indústria maranhense. E, a partir de então deu início aos programas de capacitação e aprimoramento do quadro de trabalhadores das fábricas, expandindo novo conceito de educação profissional de qualidade, criado nos moldes internacionais, para promover em nosso estado uma indústria forte com desenvolvimento sustentado (FIEMA, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (680.6 Kb)   docx (592.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com