TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liberdade De Executar Um Progama

Monografias: A Liberdade De Executar Um Progama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito

O que é Software Livre

De maneira geral, Software Livre (SL) é todo programa de computador que pode ser utilizado sem que o usuário precise pagar licença por ele. O conceito de SL é muito mais abrangente, pois não adianta ter um programa livre se você utiliza um Sistema Operacional proprietário (que você tenha que pagar por ele). Nesse sentido existem Sistemas Operacionais livres, notadamente o Linux, oferecido através de diversas distribuições (Ubuntu, fedora, openSUSE e outras).

Indo mais além do não pagamento de licença que beneficia diretamente milhões de usuários e milhares de empresas, existe um outro aspecto mais abrangente do SL que é a possibilidade dele ser Customizado1.

Essa liberdade, citada acima, é a que pode promover uma grande transformação social. Isso é possível porque para se modificar um programa o usuário precisa ter conhecimento técnico relativo as tecnologias da informação (programação, engenharia de software e outras). Isso era apenas possível em grandes centros de pesquisa em países desenvolvidos. Hoje, podemos baixar qualquer documentação relativa a essas tecnologias em manuais, livros, vídeos e outras mídias digitais. Tudo isso de graça, ao alcance de um aperto de botão do mouse.

Atualmente, milhares de brasileiros, antes excluídos, e sem perspectivas de entrar em contato com conhecimento de informática, podem acessar, estudar, programar e ganhar dinheiro com a utilização, programação, customização de programas livres. Software Livre pode ser baixado de graça, mas pode gerar além de muito conhecimento, uma boa e bem remunerada profissão.

Lembrar que Software Livre envolve quatro pilares:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº. 0);

2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº. 2);

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Software Livre tem tudo a ver com educação pública, gratuita e de qualidade, tem tudo a ver com o Brasil que estar no mundo para melhor.

Software Livre não é exatamente de graça. Existem muitas pessoas em volta do mundo que doam suas horas gratuitamente, para devolver para a comunidade de software livre tudo que conquistaram graças a ela. Eles se organizam em comunidades e criam manuais, corrigem problemas, programam novos códigos para que mais e mais usuários possam continuar utilizando SL de qualidade.

Quando vocês conquistarem seu espaço graças ao SL, façam como esses guerreiros acima, doem seu tempo (que é dinheiro) para a Comunidade. Essa é uma grande mostra de um atributo humano do qual precisamos muito no nosso planeta: ALTRUISMO que é fazer pelo próximo sem esperar retribuição.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com