TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipes

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo:

Aluno: Alessandro da Silveira

Turma:MBA Exec. Gestão de Projetos

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

A interação entre colaboradores e seu líder é um fator importante para que haja entendimento correto sobre os papéis que cada um desempenha em uma empresa.

A organização que não é suprida dessa boa interação em equipe pode não ter uma visão esclarecida do mercado, ocasionando uma desmotivação interna, o que prejudica sensivelmente a empresa no seu desempenho, na sua conquista por qualidade de serviço e na satisfação dos seus consumidores.

Desenvolvimento

[Discuta a importância da comunicação corporativa para a implantação e manutenção de equipes produtivas.]

No que tange ao contexto corporativo, existem vários fatores que influenciam na melhoria e no desenvolvimento de uma corporação. Entre esses fatores estão o trabalho em equipe e a comunicação, duas palavras importantíssima na condução e formação de uma equipe.

Quando trabalhamos em equipe o resultado é altamente eficiente sendo assim um dos elementos que geraa grande diferença na conquista de mercado e o destaque entre os concorrentes.

No intuito de alcançar todos os seus objetivos e metas, e assim garantir um potencial competitive/agressivo porém com resultados eficazes, uma equipe necessita de avaliação e metas constante das condições de desempenho.

Seguindo neste mesmo raciocínio e ponto de vista, o objetivo deste trabalho seria evidenciar a importância da comunicação interna para o melhor desenvolvimento do trabalho em equipe bem como para o desempenho de qualidade nos serviços oferecidos em uma organização e também conseguir identificar dificuldades vivenciadas no dia a dia do trabalho em equipe dentro de uma corporação.

Tradicionalmente, a comunicação é vista como um processo em que estão envolvidos, basicamente, três elementos os quais, podem ser denominados de:

  • Emissor ou codificador
  • Mensagem
  • Receptor ou decodificado

Para que formemos uma equipe de alta performance ou não, seguimos algumas fases.

  1. aproximação ou contato;
  2. envolver o aprofundamento das relações pessoais estabelecidas;
  3. seria a plenitude do desenvolvimento do grupo com vínculos de confiança;
  4. o encerramento.

Mas indo de encontro a tudo isso encontra-se a comunicação, que serve de base para que os objetivos da equipe sejam concretizados.

Atualmente o modelo de trabalho com setores e indivíduos isolados tornou-se obsolete e jamais deveria oud eve ser utilizado, pois já está provado por “A+B” que não funciona mais.

Seguindo este raciocínio o trabalho cooperado e a interdependência entre a equipe vêm se destacando.

Os quatros principais pilares para manter um trabalho cooperativo dentro de uma organização, sustentam e fornecem a energia básica para a existência do trabalho cooperativo.

São eles: A sensibilidade, relatividade, interdependencia e transparência.

[Descreva o perfil desejado do líder que conduzirá a equipe. ]

De acordo com Santos, Mendes e Souza do site www.convibra.org, atualmente para conseguir administrar seu principal ativo que seria o capital humano as corporações necessitam de ferramentas que se adaptem as adversidades que o contexto mercadológico as expõe, e é essencial que estas, auxiliem na administração da individualidade de seus colaboradores.

Para tal condução dessas relações, nasce um componente fundamental dentro das organizações atuais, denominado “líder”.

Segundo Ferreira (2006) foi definido que o verdadeiro líder é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo.

Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender o líder e suas ideias.

A liderança é necessária em todos os tipos de organização onde estão presents os indivíduos humanos, seja nas corporações, ou seja dentro de cada um de seus departamentos.

O perfil desejado para a condução da equipe dentro dos 3 hoje existente seria o abaixo:

Liderança Democrática segundo Chiavenato (2011) é definida como aquela, em que o líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas. Nesse estilo de liderança o líder e o subordinado desenvolvem comunicações espontâneas francas e cordiais. É conhecida também, por sua característicade liderança participativa ou consultiva. O líder interage e orienta os colaboradores na execução das tarefas, fazendo com que eles participem da tomada de decisão. Todos do grupo podem dar sua contribuição com sugestões e opiniões, e o líder democrático exerce o papel de facilitador nas discussões e na comunicação de forma bilateral, assumindo também, a responsabilidade de conduzir a equipe para que na prática, alcancem os fins esperados. Em suma, um bom líder para liderança democrática é capaz de sentir o que se passa no grupo e agir de forma adequada para auxiliar o grupo na superação das adversidades.

[Apresente o estilo de liderança apropriado para o desenvolvimento da equipe de alta performance. ]

Seria o líder que conduz e orienta o grupo, incentiva a das pessoas. Nesse estilo de liderança o líder e o subordinado desenvolvem comunicações espontâneas francas e cordiais, fazendo com que eles participem da tomada de decisão.

Neste sentido Segundo Jordão (2002, p.23) Todos do grupo podem dar sua contribuição com sugestões e opiniões, e o líder democrático exerce o papel de facilitador nas discussões e na comunicação de forma bilateral, assumindo também, a responsabilidade de conduzir a equipe para que na prática, alcancem os fins esperados.

Concluido, um bom líder é capaz de sentir o que se passa no grupo e agir de forma adequada para auxiliar o grupo na superação de suas adversidades.

 

[Apresente os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho. ]

Posso narrar estes papéis vindo de uma experiência muita grata que tive ao gerenciar uma equipe de alta performance, equipe esta que possuia elevada competência e comprometimento com as suas atividades e para com a empresa também, ou seja, esta equipe era composta de pessoas que compartilhavam da mesma visão, valores e objetivos; que sabiam utilizar o que havia de melhor em cada um, onde através desta mistura de conhecimentos, bagagens e idéias, conseguiram levar a empresa a excelentes resutados. Sempre estiveram engajados e alinhados indo sempre de encontro aos objetivos estratégicos da empresa e também observando e correndo jutno com as demandas do mercado, sempre com rumos claros com muita motivação e sempre capacitados a trazer os melhores resultados para a empresa.

Para gerenciar uma equipe de alta performance temos sempre que saber as caracteríticas dela que sempre tem que ir de encontro com as abaixo:

1) Liderança;

2) Autogerenciamento;

3) Multidisciplinaridade;

4) Estar sempre com o olhar voltado a antecipação; (previnir probelmas e situações que comprometam o desempenho coletivo);

5) Comunicação assertiva;

6) Espirito colaborativo;

Caso a equipe a ser gerenciado por você não tenha algumas das caracteristicas acima, você tem que criar um plano de capacitação e com isto tenha a certeza que você terá uma equipe que levará a sua empresa a conquistar resultados eficazes, consistentes e com muita rapidez independente de serem tangíveis ou intangíveis.

Abaixo coloco algumas vantagens que sob o meu ponto de vista de se ter e trabalhar com equipes de alta performance:

1) Maior maturidade;

2) Aumento da competitividade;

3) Visão estratégica apurada;

4) Autonomia;

5) Aumento de liderança;

6) Aumento nos lucros;

7) Melhoria contínua;

8) Baixo turn-over, entre outros de menor relevância.

Considerações finais

Em meio a continua transformação tecnológica, que sem dúvida alguma é de grande influência para a vida humana e das organizações, é necessário que as áreas estratégicas das empresas se atentem para as necessidades de adaptação, visando atender os anseios do seu principal ativo, "o capital humano", bem como, o de seus Stakeholders. Para tanto, observar a relação entre líder e liderado éprimordial nesse contexto.

Abaixo coloco algumas vantagens que sob o meu ponto de vista de se ter e trabalhar com equipes de alta performance:

1) Maior maturidade;

2) Aumento da competitividade;

3) Visão estratégica apurada;

4) Autonomia;

5) Aumento de liderança;

6) Aumento nos lucros;

7) Melhoria contínua;

8) Baixo turn-over, entre outros de menor relevância.

Referências bibliográficas

Liderança e comunicação

https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/174171/discussions/topics/195543/

Liderança em processo

https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/174171/discussions/topics/195543/

Transformação de grupos em equipes

https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/174171/discussions/topics/195543/

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6aed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8ª ed. Rio de Janeiro Elsevier, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6ª edição. Curitiba: Positivo, 2006.

JORDÃO, Sonia Dias. A arte de liderar: vivenciando mudanças num mundo globalizado. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Dey, 2002.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS NO PERFIL DO LÍDER, QUE AS GERAÇÕES Y E Z DESEJAM ENCONTRAR NAS ORGANIZAÇÕES ATUAIS

http://www.convibra.com.br/upload/paper/2014/34/2014_34_10091.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (322.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com