TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança de Equipes

Por:   •  13/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade individual
Matriz Plano de Liderança

Disciplina: Liderança de Equipes

Módulo: 4

Aluno:

Turma: MBA Executivo – Gerenciamento de Projetos

Tarefa: Elaborar um plano de liderança adequado às necessidades de uma empresa.

Introdução

O objetivo desta atividade é elaborar um plano de liderança adequado às necessidades de uma empresa do ramo de construção civil, organizando seu quadro de funcionários para a realização de um novo projeto de construção de uma barragem.

Esta empresa possui 30 funcionários com diversas formações, faixas etárias e alguns contratados recentemente, os quais não estão familiarizados com a cultura da empresa. Além disso, a maioria nunca trabalhou em conjunto em uma mesma empreitada.

Nesta atividade abordaremos 4 tópicos para o desenvolvimento da equipe:

1 – A importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas - Segundo o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação. Para que a empresa e seus profissionais prosperem no atual mercado competitivo, é essencial uma boa comunicação no ambiente de trabalho;

2 – O perfil desejado do líder que conduzirá a equipe – Veremos qual o melhor perfil a ser adotado por um líder para conduzir a equipe com eficiência e eficaz;

3 – O estilo de liderança mais apropriado para transformar o grupo descrito em uma equipe de alta performance – Qual o melhor estilo quando falamos em alta performance, e como aplicar ele na prática;

4 – Os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho.

Desenvolvimento

1 – A importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas

Em um negócio, saber transmitir a informação correta é fundamental. A comunicação é elencada como um dos pontos mais importantes ao se buscar o sucesso da empresa, tanto no tocante ao sistema interno quanto externo.

A comunicação corporativa é um assunto vital para a saúde da empresa. Independentemente de seu tamanho, as mensagens que circulam em uma empresa, alteram fortemente o clima organizacional, podendo gerar sentimentos de desalento ou euforia.

Ela não pode ser entendida como apenas uma transmissão de mensagens, mas sim como uma ferramenta para a criação de um ambiente que gere um perfeito entendimento entre os stakeholders.

Uma comunicação que não é realizada de forma correta, pode trazer prejuízos para a empresa, como conflitos entre setores e membros da equipe, diminuição da credibilidade do emissor, criação da famosa “rádio peão”, gerando desperdício de recursos e até prejuízos financeiros. Podemos dizer que a Comunicação Corporativa é responsável pela reputação da empresa.

A comunicação deve ser sempre consistente, objetiva e clara para uma boa interpretação do receptor, tornando o trabalho mais coeso, melhorando a eficiência operacional e facilitando e agilizando os processos.

Para montar e implantar um plano de comunicação, devemos seguir os seguintes passos:

1º devemos saber o que é um plano de comunicação - O plano de comunicação é um documento escrito que estabelecerá os pontos necessários para que você consiga atingir uma comunicação efetiva com o público-alvo e, com isso, atingir os objetivos almejados (novonegocio.com.br). Este documento deve ter objetivos que deseja alcançar com a comunicação, porém, devem ser criadas metas realistas, ou seja, que são possíveis de alcançar.

2º por que montar um plano de comunicação – Quando montamos um plano de comunicação, estabelecemos com maior precisão o público-alvo, conseguindo assim atingir com maior eficiência e com um custo muito menor. Outra vantagem é que com um plano de comunicação, conseguimos até prever eventuais problemas que serão enfrentados, e trata-os antecipadamente.

3º como fazer um plano de comunicação – Um plano de comunicação é dividido em 7 partes, segundo o site novonegocio.com.br, sendo eles:

- Objetivo – qual o objetivo a ser alcançado com o plano de comunicação;

- Público-alvo – quem são os interessados (stakeholders);

- Recursos necessários – o que é preciso para pôr o plano em prática;

- Mensagem chave – qual a mensagem principal do plano;

- Canais de comunicação – quais os canais de comunicação serão utilizados (sites, e-mail, etc.);

- Orçamento – qual o orçamento definido para o plano;

- Avaliação de impacto – analisar se o plano foi executado da maneira correta.

2 – O perfil desejado do líder que conduzirá a equipe

Ser líder não é uma tarefa fácil, principalmente em um projeto desta magnitude. Em primeiro lugar, para ser um bom líder, é preciso auto liderança forte e possuir o respeito e a confiança de seus liderados.

Um bom líder sabe extrair o melhor de cada liderado, é exemplo, é entusiasmado, integro, motivador, responsável, determinado, dinâmico, que demostre firmeza e sabe delegar. Outra característica fundamental a um grande líder, é a humildade, pois um líder nunca sabe de tudo e deve estar aberto a ouvir sugestões e críticas de sua equipe, tanto do ambiente de trabalho como do ambiente pessoal. Saber dar e receber feedbacks. Ter o equilíbrio emocional.

Respeito com os liderados, independente de seu cargo ou função, e confiança no trabalho de seus liderados, proporcionando a liberdade e autonomia para que desenvolvam suas atividades com excelência, é um dos pilares para se ter um bom relacionamento.

Um bom líder deve sempre comunicar a equipe sobre os projetos em andamentos e suas expectativas, deixando-os a par dos resultados esperados. Essas informações estimulam a conscientização de seus liderados sobre como eles estão alcançando seus objetivos, e quais são a finalidade de suas atividades.

Também e preciso envolver a equipe em algumas tomadas de decisões, desafia a pensar fora da caixa, de maneira crítica e analítica.

Já tive a experiência de trabalhar, no início ne minha carreira na atual empresa, com um líder arrogante, que não tinha a humildade de admitir suas falhas, e foi a pior experiência que tive. Este líder não conseguia ter a admiração de seus liderados, e para muitos, se não todos, foi um excelente exemplo de como não ser um líder de sucesso. Já, atualmente, meu líder é completamente diferente do antigo, este sabe expor suas expectativas, tem a humildade de ouvir as opiniões e sugestões dos seus liderados, sabe receber e principalmente dar feedbacks. Esse sim posso dizer que é um líder bem-sucedido.

3 – O estilo de liderança mais apropriado para transformar o grupo descrito em uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance, é aquela que demonstra destacado grau de comprometimento e elevada competência. São aquelas pessoas que estão realmente alinhadas, e que compartilham valores, visão, objetivos e engajamento.

Como a equipe da empresa é formada por pessoas com diferentes faixas etárias, conhecimento interno da organização, formações, pouca afinidade, e a maioria nunca trabalhou em conjunto em uma mesma empreitada, estes pontos precisam ser levantados e colocados em questão pelo líder, para que ele possa alinhar a melhor estratégia para que os membros trabalhem em sintonia, tornando se assim uma equipe de alta performance.

Pensando nos pontos acima, o líder deve ter um estilo de liderança situacional, descrita por Blanchard e Hersey como uma importante alternativa na área da gestão de pessoas, podendo mudar de estilo de acordo com a situação em que a equipe vai atuar.

Mas para que tudo isso ocorra, é preciso que o líder também seja um líder de alta performance, e busque também isso para sua equipe.

4 – Os papéis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alto desempenho

Cada vez mais, as empresas encontram clientes mais exigentes, em questões de qualidade, prazo de entrega e preços. Fazendo assim que a concorrência fique mais acirrada.

Para conseguir atender aos quesitos solicitados pelos clientes, as empresas buscam cada vez mais, desenvolverem equipes de alto desempenho, afim de entregarem o produto ou serviço em um tempo menor e com a mesma qualidade, tendo como consequência a redução dos custos.

Portanto, fica como papel do líder, a escolha dos membros e o desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Mas o primeiro passo decisivo para este objetivo, é a escolha correta do líder.

Para desenvolver uma equipe de alto performance, temos alguns pontos fundamentais, como:

Motivação – motivar os membros e mostrar de forma bem clara, qual o objetivo e papel de cada um no processo;

Feedback – o processo de dar e receber feedback é decisivo, já que é uma das principais ferramentas de desenvolvimento;

Sinergia – fazer com que cada membro trabalhe de forma cooperativa, com coesão.

Gerenciamento de conflitos – em todas as equipes sempre sujem conflitos, e o gerenciamento destes é essencial para manter a união e o alinhamento dos membros.

Considerações finais

Foi apresentado nesta atividade, a importância da comunicação corporativa para a formação de equipes produtivas, e o prejuízo que uma comunicação ineficiente pode provocar na equipe e na empresa.

Também foi apresentado o perfil adequado para o líder que conduzirá a equipe de alta performance, mostrando as qualidades exigidas para se tornar um líder bem-sucedido, e o estilo mais adequado para transformar e conduzir esta equipe.

Por fim, foi apresentado os papeis fundamentais a serem desenvolvidos nas equipes de alta performance.

Pude, através deste trabalho, da disciplina e dos comentários dos colegas em sala de aula, já que ainda não tive a oportunidade de trabalhar em uma equipe de alta performance, entender o conceito e desafios tanto de um líder como de um liderado em participar de uma equipe de alta performance.

Referências bibliográficas

VIANNA, Eliana; DELMAS, Maria Leonor Galante. Liderança de equipes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018.

Plano De Comunicação: Aprenda Como Montar O Seu!. NovoNegocio. Disponível em: . Acesso em: 06 abr 2019.

O papel do líder em uma equipe de alta performance. Administradores. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/o-papel-do-lider-em-uma-equipe-de-alta-performance/100259>. Acesso em: 06 abr 2019.

Formando equipes de alta performance. Endeavor. Disponível em: < https://endeavor.org.br/pessoas/equipes-de-alta-performance-como-chegar-la/>. Acesso em: 07 abr 2019.

7 habilidades que uma equipe de alta performance deve ter. DaleCarnegie. Disponível em: < https://portaldalecarnegie.com/7-habilidades-que-uma-equipe-de-alta-performance-deve-ter/>. Acesso em: 07 abr 2019.

Gestão de Equipes de projetos de alta performance. PMKB. Disponível em: < https://pmkb.com.br/artigos/gestao-de-equipes-de-projetos-de-alta/>. Acesso em: 07 abr 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com