TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Internacional

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

PRIMEIRA ATIVIDADE

Logística Internacional

1. O armazenamento e transporte internacional de qualquer produto demanda cuidado, mas em se tratando de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde, a responsabilidade aplicada nessa atividade ganha novas extensões. Medicamentos são produtos perecíveis que podem sofrer alterações em sua eficiência e eficácia caso não estejam estocados e transportados dentro de normas austeras para garantir sua máxima integridade. Como se trata de produto disposto para as pessoas com problemas de saúde, sua inativação ou adulterações ocasionados por motivos de transporte ou armazenamento incorretos como em navios, caminhões, trens ou mesmo no setor aéreo, podem resultar em graves prejuízos ao paciente, inclusive a morte. Para garantir que todas as etapas da logística de medicamentos sejam fielmente cumpridas, o farmacêutico responsável tem um papel estratégico. Assim, ele precisa se especializar em uma área: assuntos regulatórios e normas internacionais. Atuar nessa atividade, que cada vez mais necessita de profissionais qualificados, implica conhecer a fundo certificações, resoluções, portarias e um amplo leque de legislação sanitária essenciais para que a empresa esteja regular e ofereça serviços com qualidade.

2. É necessário compreender que o setor farmacêutico se encontra muito pressionado atualmente pelas restrições impostas pelo governo na comercialização dos medicamentos, especialmente o controle dos preços e a regulamentação dos genéricos e similares, e pela marcada desvalorização da moeda frente ao dólar, quando mais de 70% das matérias –primas, como plantas medicinais cultivadas ou, seja ela criado em laboratório quimicamente, utilizadas na fabricação de medicamentos são importadas. Estes fatores aumentariam também as tensões dentro do canal de distribuição, já que as barreiras alfandegárias possuem um atraso até três vezes maior o que poderia causar um tensão sobre demanda, preço e validade dos produtos.

3. Estar na área de logística farmacêutica requer monitoramento constante para interpretar e exercer as exigências sanitárias e leis pertinentes ao processo alfandegário. O processo alfandegário tem ainda a função de assegurar que todos os medicamentos armazenados e/ou transportados estejam obrigatoriamente registrados junto à autoridade sanitária. Também integram o dia a dia do profissional alfandegário responsável pela logística farmacêutica:

  • Garantir a conformidade regulatória cumprindo as exigências da ANVISA durante todo o processo;
  • Acompanhar e adequar às constante mudança na legislação em curto espaço de tempo mantendo atualizadas as licenças, autorizações e certificações necessárias ao funcionamento da empresa;
  • Garantir o processo logístico com qualidade e segurança, com produtos e empresas legalizadas;
  • Dar suporte aos fornecedores;
  • Representar a relatórios e serviços perante outros órgãos do governo;
  • Desenvolver atividades na área de vigilância sanitária;
  • Aplicar as Instruções Normativas à pessoa física e jurídica SRF nº 96/1999.
  • Verificação de medicamentos com registros no Brasil.

Negociação em Compras.

01. A droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, são negociadas e compradas com fabricantes de plantas medicinais e laboratórios químicos como Roche Brasil, NEO QUIMICA e Cristália. Os quais por encomenda ou demanda negociam o valor para o mercado distribuidor. Os distribuidores como E.M.S., HYPERMARCAS e SANOFI administram, monitoram e avaliam a demanda do mercado. Geralmente o Laboratório possui seu próprio CDM (Centro de Distribuição de medicamentos, os quais selecionam, contratam, armazenam e distribui esses medicamentos, no atacado e varejo, seja farmácias populares, Hospitais, Clínicas e Centro de Saúde.

Figura 01[pic 1]

2. Assim como no processo de compra de outras mercadorias, inicia-se por verificar a autorização e o registro se existe a possibilidade de trazer o produto ou medicamento ao país, no caso de compra internas no Brasil o comprador verificará com menos encargos de importação e taxas aduaneiras e diretos com fabricantes nacionais

Estabelecer os objetivos na negociação de compras de medicamentos é fundamental para gestão de compra. O ideal seria reunir diferentes setores do fármaco e estabelecer as metas viáveis e realista do mercado. Monitorar produtos, como os mais vendidos no mercado também é importante para se manter no mercado devido o medicamento ser perene e com um controle maior, principalmente de medicamentos controlados. Segundo a ANVISA, Agência Nacional De Vigilância Sanitária, estabeleceu a relação dos medicamentos controlados mais vendidos e negociados como também seus fornecedores em 2015.

[pic 2]

Fonte: IMS HEALTH - 2015

3. A distribuição é realizada pelos pedidos de medicamentos à Farmácia são feitos através da transcrição da prescrição médica pela enfermagem. Estes pedidos não são realizados em nome dos pacientes, mas sim, em nome de setores. A Farmácia despacha uma certa quantidade de medicamentos para serem estocados nas unidades de enfermagem e demais setores, que de acordo com as prescrições médicas vão sendo ministradas aos pacientes. É um sistema que apresenta falhas, pois não há a participação direta do Farmacêutico. A Farmácia e drogaria geralmente solicita ao laboratório ou distribuidor o medicamento em falou ou com pouco estoque que ao ser encomendado passa por um registro de distribuição na ANVISA até chegar aos postos de saúde, hospitais, clínicas médicas. O farmacêutico tem por obrigação avisar o extravio de medicamentos e o uso dos medicamentos controlados em um relatório periódico

LEGISLAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA

1. A farmácia é um estabelecimento comercial regulado pela Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Além do registro na junta Comercial, registro do alvará da Vigilância Sanitária na prefeitura do município, registro no Ministério da Fazenda, Receita Federal deverá ter registrado na ANVISA e no Ministério da Saúde.

2. A rede de farmácias um mercado que tem apresentado expressivos resultados nos últimos anos, incluindo também as de manipulação, que têm surgido com relevância no franchising. O envelhecimento da população brasileira também tem contribuído bastante para o aumento do segmento de farmácias e drogarias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (570 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com