TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Internacional

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 12

1. Introdução

A logística internacional estabele o estreitamento da relação entre diferentes países, facilitando assim a transação dos produtos e serviços e promovendo a ascensão da globalização com diversos benefícios aos envolvidos. O transporte das cargas é responsável por grande parte dos custos logísticos totais e seu sistema, quando operado de forma eficiente e eficaz, gera o aumento das possibilidades de venda e a redução dos preços nos produtos, tornando as empresas mais competitivas no mercado global.

De acordo com Rodrigues (2000), a logística representa:

“Um conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, desde a fonte produtora até o distribuidor final, garantindo o suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, assegurando sua integridade, a um custo razoável, no menor tempo possível, atendendo às necessidades do cliente”

Já para Ballou (1993), a logística sob o ponto de vista de uma empresa é:

“Como sendo todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”

As expectativas criadas para a realização de compras no mercado internacional se baseiam em capacidade tecnológica, atendimento às especificações do mercado e busca de parcerias estratégicas, e será necessário o entendimento da importância da logística internacional, como também o desenvolvimento de uma visão global de processos para propiciar maiores oportunidades ao aprovisionador, trader e/ou comprador internacional.

A primeira etapa para a realização de compras internacionais é a negociação, sendo o momento em que o maior número possível de informações são levantadas, além de serem estabelecidas as responsabilidades de cada envolvido. Nesse processo deverão ser levadas em conta as diferentes culturas de cada país, suas leis aduaneiras, de compliance, o funcionamento do processo de devolução de produtos com defeitos e as normas de qualidade aplicadas em seus produtos.

A segunda etapa consiste no estudo financeiro da companhia, onde será analisada a economia do país com o qual se pretende realizar uma transação, o sistema de seu governo e suas políticas governamentais, bem como as condição de pagamento, os prazos e juros que serão aplicados.

A terceira etapa será a logística internacional do produto, consistindo na concreta distribuição feita através do transporte, que pode ser realizado através de cinco modais principais, sendo eles: hidroviário, aeroviário, rodoviário, ferroviário e dutoviário. Concluindo a formação desses três conceitos, a empresa estará apta para tomar a decisão sobre a compra da mercadoria, bem ou serviço.

No planejamento da movimentação da mercadoria deverão ser analisados diferentes cenários considerando o transporte a ser realizado exclusivamente por um único modal ou através de uma combinação de diferentes modais, a depender das circunstâncias e possibilidades razoáveis, além da qualidade do serviço, o tempo médio de viagem, os custos envolvidos, o incoterm, a definição do responsável pela contratação do serviço e prestadores de serviços, assim como possíveis perdas e danos envolvidos no processo.

A memória da escolha do processo logístico pode ser resumida através do Delta Logístico, que consiste em um estudo de viabilidade e operacionalidade que irá demonstrar se a empresa baseou sua tomada de decisão nos custos, no serviço ou no tempo da operação, justificando qual componente liderou a sua escolha.

A boa execução das operações nos diferentes tipos de modais de transporte é indispensável para a redução de custos. Conforme a imagem 1, podemos identificar cinco variáveis relacionadas aos tipos de transporte, como velocidade, disponibilidade, confiabilidade, capacidade e frequência.

Figura 1 - Desempenho das variáveis operacionais por modal de transporte

Fonte e elaboração: Ribeiro (2010)²

Nesse trabalho iremos abordar mais profundamente sobre os diferentes incoterms existentes e o transporte internacional nos modais marítimo, aéreo e terrestre.

2. Incoterms (International Commercial Terms)

Os termos internacionais de comércio são regras utilizadas como base em negociações entre diferentes países com o objetivo de possibilitar uma concordância entre as partes envolvidas, determinando os direitos e obrigações mínimas do comprador e vendedor.

Os custos pertinentes ao processo, o local em que a entrega deverá ser realizada, a responsabilidade pela mercadoria durante o percurso e as tarefas necessárias para o seu deslocamento serão determinadas com clareza após a definição do incoterm a ser utilizado, ademais de apresentar força legal, com conceito jurídico determinado.

Todos os incoterms iniciados com:

• Letra E de Ex (Partida), significa que a mercadoria será disponibilizada na casa do vendedor, podendo ser um armazém, fábrica, entre outros, portanto todas as obrigações serão do comprador, sendo a transferência dos custos e riscos efetivada na origem.

o Exemplo: EXW (EX-Works)

• Letra F de Free (Livre), significa que o transporte principal não será pago pelo exportador e a mercadoria será entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador.

o Exemplo: FCA (Free Carrier), FAS (Free Alongside Ship) e FOB (Free on Board)

• Letra C de Cost ou Carriage (Custos), significa que o exportador irá pagar o transporte principal, porém sem arrumir riscos por perdas ou danos as mercadorias. Nesse grupo o local de entrega (onde ocorre as transferências dos riscos) é diferente do local nomeado (onde ocorre a transferência dos custos).

o Exemplo: CFR (Cost and Freight), CIF (Cost, Insurance and Freight), CPT (Carriage paid to) e CIP (Carriage and Insurance paid to).

• Letra D de Delivery (Entrega), significa que a máxima obrigação será do exportador, assumindo os custos e riscos para disponibilizar a mercadoria no local de destino determinado.

o Exemplo: DAP (Delivered at Place), DPU (Delivered at Place Unloaded) e DDP (Delivery Duty Paid)

No Brasil, não é possível a utilização do incoterm DDP, visto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com