TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Internacional: G7 e G20

Por:   •  4/9/2018  •  Artigo  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

LOGÍSTICA INTERNACIONAL: G7 E G20

Grupo dos Sete:

O G7 é um grupo composto por sete países que estão entre as maiores e mais industrializadas economias do mundo. Fazem parte: Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Reino Unido, Alemanha e Japão.

Teve sua primeira reunião em 1975, com os seis países mais industrializados, no ano seguinte incorporou o Canadá e em 1977 ocorreu a integração da Rússia, formando o antigo G8. As conferências são preparadas ao longo do ano pelos assessores dos ministérios de Economia, chamados de “sherpas”.

Cada ano, o país que detém a presidência do grupo organiza a reunião.

O grupo e seus devidos representantes se encontram anualmente para discutir e tomar decisões nas áreas de economia, problemas sociais mundiais, questões e conflitos militares, meio ambiente, política internacional, comércio internacional, entre outras.

Em 2014 ocorreu a mudança e expulsão de um dos países que ocupavam o grupo, que até então se chamava G8, que foi a Rússia, e sofreu tal penalidade por conta da anexação indevida da Crimeia. Uma das formas de punição à Rússia, antes de sua expulsão, foi a mudança do encontro de 2014 que estava marcada para ser em Sochi (Rússia), porém foi remarcada para ser em Bruxelas, na Bélgica. No encontro do ano de 2018 o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, pediu a volta da Rússia às convenções multilaterais, mas seu pedido foi negado.

Em 2017, na Itália, a primeira participação de Trump já fora polêmica por ser inflexível no que diz respeito ao acordo climático de Paris, e anunciou sua decisão apenas uma semana depois, que não mudara. O grupo também assinou uma declaração conjunta sobre o terrorismo, na qual aumenta a pressão sobre os grandes grupos da Internet a combater conteúdos radicais, a pedido da Grã-Bretanha.

Os líderes do G7, em 2018, chegaram ao fim da cúpula assinando um documento enfatizando a importância do livre comércio e a necessidade de modernizar a Organização Mundial do Comércio para torná-la mais justa. Também firmaram acordo em relação à promoção da igualdade de gênero, proteção dos oceanos e das democracias - contra interferências externas.

No último encontro, no Canadá, outro fato que chamou a atenção foi a saída adiantada de Trump para viajar até Cingapura onde teve uma reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un.

https://www.todamateria.com.br/g7-grupo-dos-sete/

https://g1.globo.com/mundo/noticia/por-que-desprezo-de-trump-ao-g7-pode-devolver-mundo-a-seculo-19-segundo-ex-embaixador.ghtml

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/03/russia-e-expulsa-do-g8-em-mais-uma-punicao-por-ter-anexado-crimeia.html

https://www.suapesquisa.com/economia/g7.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com