TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Pelo Direito

Pesquisas Acadêmicas: A Luta Pelo Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 2

A – Qual o objetivo do pensamento do autor. Fundamente.

O autor tem o objetivo de criticar a forma intelectual do brasileiro e demonstrar que o brasileiro não tem identidade e originalidade, pois a sua filosofia, costumes e ideias são apenas a reprodução do exterior e que é necessário se desprender dessas influencias para se chegar a uma posição real.

B – Qual a relação e crítica do autor ao pensamento positivista e à academia brasileira?

O positivismo defende a verdade absoluta e visa perpetuar o pensamento da classe dominante sem ser questionada no qual influenciou a estrutura das ideias filosóficas do Brasil, a partir daí o autor faz uma crítica ao pensamento positivista, pois sustenta a ideia de que a filosofia só pode ser construída através de questionamentos e o positivismo não possibilita tal construção e por isso não existe uma originalidade e um fundamento para a filosofia brasileira.

C – Qual o significado dessa frase para o desenvolvimento do pensamento brasileiro:

“streep-tease cultural que a Razão grega realizou de si mesma”?

A filosofia grega é um autoexame, um reflexo da própria Razão Grega. Nesta frase, o autor sugere que a razão brasileira precisa se despir de todas as artificialidades “streep-tease cultural” para se alcançar a originalidade e conhecer seus mais íntimos projetos, que emerge a possibilidade de Filosofia. Eis o desenvolvimento para o pensamento brasileiro, verificar sua real posição diante da sua razão e filosofia, se desprendendo de todas as influencias culturais vindas do estrangeiro.

D – Existe um Razão Tupiniquim? Defina e onde se encontra

Não, pois a sociedade brasileira não desenvolveu a originalidade de sua filosofia, costumes e ideias se deixando influenciar e copiar os padrões europeus e norte-americanos e essa dependência promove a impossibilidade da “razão tupiniquim”.

E – Qual a importância da reflexão do autor para as ciências sociais e para o desenvolvimento do pensamento jurídico no Brasil?

No livro, o autor relata o uso do paletó no Brasil como sinônimo de seriedade e como um diferencial no mundo jurídico, apesar do traje advindo de um clima e cultura diferente. Esse comportamento apresenta traços do conservadorismo servindo como fundamento ao próprio pensamento jurídico e tem relação com as ciências sociais, pois estuda o comportamento social do ser humano, com isso é de grande importância para o alcance de qualquer conhecimento inclusive jurídico ou filosófico, a análise do comportamento humano para se obter o reflexo social de um meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com