TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Pelo Direito

Casos: A Luta Pelo Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Livro: “A Luta pelo Direito”

O presente texto conta um pouco da história do livro: “A Luta pelo Direito”, do autor Rudolf Von Ihering. Por isso, visando facilitar a compreensão desta resenha dividimos em duas partes: a primeira, que conta um pouco dos assuntos proposto pelo autor, como: o livro na antiguidade; o espelho da sociedade; a cultura e comércio; e o mundo lê mais; e a segunda, a luta pelo direito, em que descrevemos as temáticas, como: o prefácio do autor; a luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio; e a defesa do direito é um dever para com a sociedade.

Na primeira parte, o autor relembra um pouco da origem e evolução da transmissão do conhecimento ao longo do tempo, cujos processos de armazenamentos foram se aperfeiçoando até chegarem a nosso momento histórico e cultural em que vivemos.

Na antiguidade os textos eram gravados em tabuinhas de barro cozido, que eram guardados em bibliotecas ficando o acervo restrito a uma pequena minoria da sociedade de intelectuais e estudiosos dos grupos sociais, já que boa parte das pessoas que viviam naquela época eram analfabetas e pobres. Depois, surgiram outras invenções bem relevantes, que ajudaram aguardar e a desenvolver o conhecimento, como foi o caso da criação do livro que podemos dizer que facilitou bastante na forma de armazenamento do conhecimento e, também, no manuseio dos acervos no momento da leitura, ou na hora de locomover-se de um lugar para outro, mas não conseguiu resolver o problema do acesso aos mais pobres, devido os custos para adquirir um livro serem altos e por boa parte, dos mesmos serem analfabetos. Posteriormente, veio à criação do rádio, da televisão e outros aparatos tecnológicos que contribuíram para difundirem, ainda mais, o conhecimento na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com