TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NO DIA A DIA NAS ESCOLAS E NA VIDA FINANCEIRA

Por:   •  7/5/2021  •  Monografia  •  9.450 Palavras (38 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 38

GRUPO EDUCACIONAL ZAYN

Cleiton Marcelo da Silva

MATEMÁTICA NO DIA A DIA  NAS ESCOLAS E NA VIDA FINANCEIRA

Belo Horizonte – MG
2021


Cleiton Marcelo da Silva

MATEMÁTICA NO DIA A DIA NAS ESCOLAS E NA VIDA FINANCEIRA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Grupo ZAYN como requisito para obtenção do título de matemática no dia a dia nas escolas e na vida financeira.

Belo Horizonte – MG
2021

RESUMO

O foco da conclusão deste curso é usar a matemática na vida diária sem que as pessoas percebam. Envolve, participou e continuará atraindo estudiosos de todo o mundo, despertando seu interesse e atraindo-os para várias descobertas. Também enfatizei neste trabalho, em que medida esse tipo de conteúdo causava insatisfação na escola, ou seja, quais os fatores que causavam a insatisfação e, assim, resolviam os motivos e as possíveis formas de causar tal insatisfação.

Palavras-chave: matemática na vida diária, matemática é chata.

ABSTRACT

The focus of completing this course is to use mathematics in daily life without people noticing. It involves, participated and will continue to attract scholars from all over the world, arousing their interest and attracting them to various discoveries. I also emphasized in this work, the extent to which this type of content caused dissatisfaction at school, that is, what factors caused dissatisfaction and, thus, resolved the reasons and possible ways of causing such dissatisfaction.

Keywords: mathematics in daily life, mathematics is boring.

Sumário

Introdução        7

  1. Quantas aplicações da Matemática no dia a dia        9
  1. A importância da Matemática        10
  1. A Vida e a Matemática na Escola        11
  1. Ensino da Matemática        11
  2. Breve Introdução ao Ensino da Matemática        11
  3. Ensino da Matemática Atual        13
  4. Papel do Professor de Matemática        15
  5. Porque Estudar Matemática        16
  6. Métodos de Ensino        18
  7. Dificuldade no Ensino da Matemática        19
  8. Matemática e a Vida Cotidiana        21
  1. A Importância da Formação de Professores no Processo da Matemática        22
  2. A Resoloção de Problemas e sua Relação no Ensino da Matemática        25
  3. Matemática na Escola e na Vida        28
  1. Quão Importante é Para os Alunos se Interessarem Mais pela Matemática        29
  2. Como Restaurar o Interesse Pela Matemática        30
  1. Matemática na Vida Financeira        31
  1. Em Nossa Vida Diaria Como Não Cair Em Armadilhas Com Juros        32
  2. A Educa¸c˜ao Financeira sob a o´tica da Lei de Diretrizes e Bases ....................33

      7  Lei nº 9.394 / 96, Artigo 2.....................................................................................34

Conclusão        34

Referências Bibliográficas        34

INTRODUÇÃO

Hoje em dia, é difícil ver alguém "quebrando a cabeça" com contas ou cálculos. Não é difícil inferir que esse fato se deve à globalização e à tecnologia avançada, pois algumas pessoas acham mais prático encontrar soluções na Internet. Mas quanto dano você sofreu? Talvez muitas pessoas não percebam esse tipo de dano, mas ele existe e é real. Não tira proveito da tecnologia porque é fundamental para muitas coisas. Quero enfatizar que as pessoas não podem aprender por esse motivo e encontrar um. Uma resposta viável é muito mais prática do que tentar descobri-la. Esse não é o tema central deste trabalho, mas quero mostrar que este é um fator preponderante que faz com que as escolas sejam desinteressadas, sem criatividade e sem argumentos, ou seja, reflete a modernidade do nosso dia a dia.

Também quero enfatizar até que ponto usamos a matemática em nossa vida diária e o quanto ela é usada em quase tudo ao nosso redor. Da fabricação ao processamento, computadores, geladeiras, telefones celulares, todos esses e outros objetos têm uma base matemática.

Qual é a importância da matemática em nossas vidas, como despertar o interesse pela matemática na escola e como evitar cair na armadilha do financiamento. Esses são alguns dos tópicos deste trabalho. Nesse processo, vou me concentrar em discutir e enfatizar o melhor de suas respostas.

Como inovar métodos de ensino? A gama de respostas a essa questão é muito ampla, pois é diferente de um ângulo, ou seja, cada questão terá uma reflexão e as apresentará de forma diferente. Porém, ao longo do meu curso, posso perceber que alguns cursos de ensino enfatizam essas mudanças a fim de salvar o interesse dos alunos, expondo assim a importância de vincular o conteúdo ministrado ao cotidiano. Esta história em quadrinhos nos traz uma breve introdução ao assunto.

[pic 1]

Portanto, podemos perceber que o método de ensino automático não permite que os alunos pensem em biologia em sala de aula, de forma que eles não tenham a chance de conectar nada com o cotidiano, o que desperta interesse por não perceberem a importância de aprender tais conteúdos.

  1. QUANTAS APLICAÇÕES DA MATÉMATICA NO DIA A DIA

Sem perceber, costumamos usar a matemática em quase todas as situações.

No início do dia, olhamos para o relógio para ver quantas horas temos e calculamos o tempo que leva para ir de casa para o trabalho ou escola. Quando vamos à padaria comprar remédio para pão a cada 8 horas, ela é inumerável.

Em um ambiente escolar, a maioria dos alunos não consegue relatar o que aprenderam ao sair da escola, mas usa o que aprenderam amplamente, mesmo sem perceber. Considere o exemplo no seguinte exemplo:

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.2 Kb)   pdf (708.8 Kb)   docx (555.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com