TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MINA CAPITÃO DO MATO

Por:   •  6/11/2021  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

A mineração pode ser definida como uma atividade de extração que tem com característica o aproveitamento de recursos naturais proporcionando ao homem a oportunidade para que estes sejam utilizados na vida cotidiana, seja na forma de energia, cargas, ou entre outros elementos que contribuem para a execução e desenvolvimento das atividades ligadas a área de construção e sobre tudo industriais, favorecendo a qualidade de vida humana, ao passo que impulsiona o crescimento socioeconômico.

Desde a antiguidade os manuseios de sustâncias naturais fazem parte da vida do homem, o contexto industrial tem cada vez mais aumentado e ganhado proporções expressivas, fato este enraizado na demanda criada pelo mercado e pela globalização. A mineração é de extrema importância para a economia mundial em especial para o setor primário, que é o responsável pela produção e distribuição da matéria-prima as quais abastecem diversos setores.

Quando o assunto é mineração o Brasil apresenta alguns aspectos favoráveis, entre eles o fato de possuir uma grande extensão territorial e um subsolo considerado como deposito mineral em potencial. Varias regiões brasileiras são ricas em fontes de extração, as duas maiores empresas de mineração estão localizadas em solo brasileiro; a Petrobras e Vale do Rio Doce, sendo a Vale considerada a segunda maior mineradora do mundo, ambas além de contribuírem com retirada dos minerais e leva-los até o mercado, também são grandes geradores de emprego, o que representa a sustentação da economia de varias famílias e cidades onde tais empresas estão estabelecidas.

Mediante a representatividade da mineração no cenário socioeconômico mundial e sua relevância para a manutenção e crescimento das atividades, foi escolhida uma das Minas de minério de ferro, localizada na cidade de Nova Lima, nomeada como Mina Capitão do Mato e será objeto de estudo da pesquisa aqui desenvolvida.

As informações usadas no desenvolvimento do presente trabalho foram retiradas de sites, revistas e artigos. No decorrer do relatório serão apresentados os levantamentos de dados sobre o andamento da Mina, equipamentos, forma como são feitos os processos etc., todas as notas descritas serão cruciais para que seja possível um conhecimento da funcionalidade dos processos realizados em torno da Mina. A estrutura desta atividade segue com a parte introdutória seguida da caracterização da empresa que serve de embasamento de toda a pesquisa, o desenvolvimento e finalizando com a parte conclusiva do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com