TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Capital de Mato Grosso

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Cuiabá antiga

Esta pesquisa histórica sobre Cuiabá que atualmente é a capital de Mato grosso que foi fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel sutil, ambos eram bandeirantes que estavam à procura de índios para o trabalho escravo mais ao se depararem com ouro mudaram o objetivo. Em consequência, os paulistas abandonaram os arraias primitivos e foram se agrupando em Forquilha no conflito do rio Mutuca com o Coxipó em Forquilha, levantaram a primeira igreja sob a invocação da Penha da França, quem celebro a missa foi o padre Jerônimo Botelho.  Os bandeirantes se dedicaram a extração de ouro, Fernão Dias Falcão, assumiu o comando do arraial, por ato de 20 de Novembro de 1720. Pelo menos 2.607 escravos foram registrados em Cuiabá, exigindo do comércio monçoeiro a superação dos perigos da navegação dos rios para trazer alimentos, assim como vencer a raiva dos índios que eram contra os modos de condução usados pelos paulistas.

[pic 1]

         Mas o garimpo, principalmente o de baixa rentabilidade, não seria capaz de acompanhar o desenvolvimento da região, então preocupados com o avanço dos espanhóis pelas terras de Mato Grosso a Coroa de Portugal se empenhou em estabilizar a vida em território, torna o quanto antes sua conquista visível. Uma Provisão Régia de 1723 elevava Cuiabá a distrito, A 27 de Abril de 1724, a Capitania de São Paulo modificou a estrutura da administração das minas de Cuiabá, a fim de organizar perfeitamente a vida em terra de conquistada. João Antunes Maciel foi nomeado Superintendente Geral das Minas e Fernão Dias elegido Capitão-Mor.-Regente.

         Cuiabá passa a ter uma justiça aprimorada, livre das razões pessoais. Começavam os arranjos de uma tomada de posse efetiva, sob os olhares atentos da Coroa de Portugal e com estrutura de governo por fim o estabelecimento do município, com autonomia de governo. Obedecendo as ordens régias, o Governador de São Paulo, Dom Rodrigues Cezar de Menezes, partiu de São Paulo, a 06 de julho de 1726, a fim de instalar o município de Cuiabá. O Governador viajou com 3.000 pessoas em 23 canoas de 60 arrobas (15 kg cada arroba) cada uma, reservadas para o transporte de carga de gêneros da terra e do reino, somando ao todo 308 unidades.

Era como se fosse uma pequena vila em viagem, toda a despesa corria por conta do ouro cuiabano em 15 de novembro chegaram ao porto de geral de Cuiabá. A 1º de janeiro de 1727, o governo de São Paulo instalou a vila, começava efetivamente a vida de todo território, depois denominado Capitania de Mato Grosso. Os limites não estavam todos determinados, pois se tratava de terra ainda em fase de conquista. Mas em linhas gerais, tinha por limite a leste, os rios Paraná e Araguaia, por limite norte do Grão Pará e os demais limites ainda por se determinar. Cuiabá apesar de nascer depois de 200 anos de vida colonial, ainda participou de forma antiga de estrutura municipal. 

[pic 2]

O poder executivo não gozava da proeminência atual, pois apenas era representado por um produtor. As decisões chefe nato, por isso a prefeitura era também chamada de ouvidoria, 03 eram as preocupações da câmara: a organização da vida do povo, a abertura do caminho para Goiás e a guerra contra os índios, principalmente dos povos Guaykuru e Payaguá, pois problematizavam a navegação dos rios Cuiabá e Paraguai. 

[pic 3]
             Pela nova estrada de Goiás, transitou a primeira boiada em Setembro de 1737, a nova estrada provou reduzir os prejuízos resultantes da demorada navegação pelo Paraguai e Tietê. Essa via dava acesso quase direto ao Rio de Janeiro e Bahia, mas a vida de garimpo sempre esteve sujeita a mudanças brusca sendo assim Cuiabá teve de pagar tributos. O que causou o desenvolvimento de Cuiabá foi um conjunto de circunstâncias, pois ao fazerem as pazes com os povos Payaguá e Guaykurú, por volta de 1775, à posição central de Cuiabá no transito da capitania, a diminuição de importância de Vila Bela, após o estabelecimento mais estabilizado da fronteira, assegurado pelo desaparecimento de animosidades entre espanhóis e portugueses por meios de contrabando mútuo, de ouro, pelos portugueses e de prata pelos espanhóis. 
             Em 1823, por decisão do imperador Dom Pedro I, Cuiabá tronou-se capital da província, em deferimento de Vila Bela. O que consagrou a hegemonia de Cuiabá, com relação a todas as cidades e vilas, foi à abertura do rio Paraguai ao comércio internacional, ocorrida pelo tratado de abertura dos portos com o Paraguai, a seis de abril de 1856. Cuiabá já era a capital da província de Mato Grosso e centralizava em si um poder proeminente, o seu comércio com exterior assentou definitivamente o poderio econômico avassalador, aliado ao período político de capital. 
             Cuiabá sofreu as consequências da guerra do Paraguai, se bem que as forças paraguaias não chegassem a ameaçar seriamente a cidade, pois as garantias de defesas circunstâncias impediam a chegada da enquadra inimiga. A varíola, também denominada bexiga, causou pesada baixa na população cuiabana, assim como em toda a província. A organização da vida municipal obedecia ao regime dos coronéis, Cuiabá zelava fortemente pelo domínio de toda província por via política. 
             Cada uma das cidades ou vilas obedecia cegamente aos ditames da política central, devido as grandes distâncias, Cuiabá sofreu muito pouco as consequências da revolução industrial iniciadas no século XIX. Portanto, no decorrer de longo período de sua existência a capital mato-grossense experimentou pouquíssimas transformações econômicas e sociais, o que veio refletir também nas poucas mudanças de seu sítio urbano. Somente a partir da década de 1920, com os melhoramentos do sistema de transporte rodoviário, Cuiabá passou a viver uma fase desenvolvimento mais aparente fase está incrementada após a década de 50, com a implementação da política federal de ocupação do Centro Oeste brasileiro, da qual fez parte à própria política de colonização adotada pelo governo do estado, sendo que a partir de 1960, a ocupação de Cuiabá se processou de forma mais acelerada. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (242.9 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com