TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Madeira

Artigo: A Madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

MadeirasPaula&Cecilia

Densidade

: É considerada em termos de massa específica aparente,isto é, peso por unidade de volume aparente, referida á humidade naqual fôr determinada. A densidade pode ser entendida como o indice decompacidade das fibras da madeira, mostrando uma maior oumenorquantidade de fibras por unidade de volume aparente. Estacaracteristica varia com a humidade e a posição do lenho. As madeirasclassificam-se de acordo com a sua densidade, em:

Pesadas (pau-ferro e ébano)

Leves (acácia)

Muito leves (choupo e tília).

Condutabilidade

Eléctrica

: Quando bem seca, é um excelenteisolante eléctrico ao passo que humida, torna-se condutora. Varia comas diversas espécies.

Condutibilidade

térmica

: mau condutor, independentemente daespécie.

Condutibilidade

acustica

: Não é bom isolante acústico, porémquando usado em tratamento sonoro, funciona bastante bem por teremboa capacidade de absorção dos sons.

Resistência

ao

fogo

: Os estudos de capacidade de resistência aofogo, devem ser feitos a uma temperatura de cerca de 850ºC, que é atemperatura média registada num incêndio. Deste modo, a madeira nãopode resistir por muito tempo nestas condições. O seu comportamentodeve ser estudado na forma preventiva, pois a propagação do fogo é umefeito quase que natural.

No seu estado natural, a madeira inicia a sua combustão em torno de275ºC, desde que haja oxigênio para a alimentar. A combustão superficialforma uma capa de madeira calcinada que impede a passagem do ar eassim, dificultando o processo da queima. Esta capa tem aproximadamento10mm de espessura, e caso a temperatura se mantiver constante, e queimaacaba por cessar. Peças com menos de 25mm, não devem ser usadasporque não formam a capa de protecção, destruindo-se rapidamente.

MadeirasPaula&Cecilia

Em incendios em que a temperatura ascende os 850ºC, as peças demadeira não se destroem rapidamente, permanecem sempre com algumaresistência. Tendo em conta que o aço começa a fundir-se apartir dos300ºC, a madeira é uma boa opção para estruturas, por apresentar menorrisco de ruimento. O aumento da sua resistência á combustão, pode serobtido com produtos ignifugos ou retardadores de combustão, como vamosdesenvolver no tópico das

Casas de Madeira

.

Propriedades Mecânicas das Madeiras

Há dois tipos de caracteristicas: as principais, são a resistência aosesforços no sentido axial (paralelo) das fibras que são a compressão, tracção,flexão estática e dinâmica; e as secundárias são as que ocorrem no sentidoperpendicular ás fibras, que são a compressão e tracção normal ás fibras,torção, cisalhamento e fendilhamento.Todas estas características estão intimamente ligadas ás propriedadesanistrópicas, á absorção de humidade e á densidade das fibras, sendo quequanto maior for estas quantidades, maior será o grau de resistência daspeças.

Compressão:

Para se fazer este ensaio, retira-se parte da secçãotransversal pré-determinados e sem defeitos do lenho, com tamanhos decerca de 2x2x3cm, tendo o cuidado de carregá-los na direcção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com