TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mae Vaca

Dissertações: A Mae Vaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 4

A mãe Vaca

Na Índia a valorização da vaca é mais preciosa que o amor à vida. Isso nos remete a uma interrogação; porque os camponeses das Índias morrem de fome, mas nega-se a comer uma vaca? Os hindus veneram as vacas porque são o símbolo de tudo o que é vivo. Segundo técnicos, a veneração às vacas é a causa da principal fome e da pobreza da Índia.

Alguns agrônomos educados no Ocidente afirmam que o tabu contra o abate tem conservado vivos cem milhões de “inúteis” animais. Alegando que essa Veneração reduz a eficiência na agricultura, sendo que assim eles não contribuem nem com leite e nem com a carne, embora entre em competição, por cereais e alimentos, com animais uteis e com famintos seres humanos. E que tal situação é consequência direta de irracionais doutrinas indianas.

Os animais andam perambulando pelas ruas, derrubando bancas, invadindo jardins particulares, defecam na calçada, interrompem o transito. No campo, amontoa-se pelas estradas e estão sempre a caminhar tranquilamente pelas linhas férreas. As vacas afetam a vida de diversas maneiras. Repartições do governo mantem asilos, onde os proprietários podem alojar suas vacas magras e decrépitas. A policia recolhe o gado vadio que fica doente e leva-o para pastar e as restabelecer em pequenos campos. Os agricultores consideram as vacas membro da família, enfeitando-as com grinaldas e borlas, rezando por elas e convidando os vizinhos para, juntamente com um sacerdote, celebrar o nascimento de uma nova cria.

Mohandas K. Gandhi foi um fervoroso defensor do amor a vaca, e desejava a proibição total do seu abate. Quando se redigiu a constituição indiana, criou-se um dispositivo em defesa as vacas, e quase tornou ilegal toda e qualquer forma de abate. O problema da vaca continua a ser uma das principais causas de mortins e conflitos entre hindus e os remanescentes da comunidade mulçumanas e também entre o Partido do Governo e facções extremistas de hindus defensores das vacas.

Um relatório governamental afirma haver na índia muitíssimas vacas, mas poucos bois. A principal fonte de tração na armadura do campo, no pais, é representada pelo boi e pelo búfalo macho. A escassez de animais de tiro é uma terrível ameaça que pende sobre a maioria das famílias campesinas da India. Quando um animal cai doente, o agricultor pobre corre perigo de perder sua propriedade ou terá que de tomar dinheiro emprestado a taxas exorbitantes. E milhões de famílias de fato tem perdido tudo, ou parte de seus bens, recorrendo a parcerias ou empregando-se noutros sítios, em consequência dessas dividas. Começa-se também a perceber porque os camponeses indianos estão prontos a tolerar vacas que deem apenas 227 litros de leite por ano. Se a principal função econômica da vaca zebu é gerar animais machos para carga.

O gado zebu tem corpos pequenos, reservas de energia, na giba e grande capacidade de recuperação. Estas características se adaptam as condições especificas da agricultura indiana. As raças nativas são capazes de sobreviver por longos períodos com pouco alimento ou agua, além de serem muito resistentes as doenças que atacam outras raças. Os bois zebus trabalham enquanto neles houver um sopro de vida. Mais cedo, ou mais tarde, chega o momento em que se perde toda a esperança de sua recuperação, cessando até a produção de estrume. Mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com