TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal? Justifique Sua Resposta Em Um Texto De, No máximo, 15 Linhas.

Artigo: A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal? Justifique Sua Resposta Em Um Texto De, No máximo, 15 Linhas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas.

Carta Magna de João Sem-Terra

Em 15 de junho de 1215, o rei João da Inglaterra assina uma declaração solene redigida em latim e denominada Magna Charta Libertatum seu Concordiam inter regem Johannen at barones pro concessione libertatum ecclesiae et regni angliae (Grande Carta das liberdades, ou Concórdia entre o rei João e os Barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês) e tinha o objetivo de limitar o poder dos monarcas da Ingleterra principalmente o do próprio Rei João, causando o impedimento do exercício do poder absoluto. Esse impedimento dos monarcas dava algumas liberdades politicas e a Igreja livrava-se das ingerências da monarquia, pois segundo termos da Magna Carta, o rei deveria respeitar procedimentos legais e sujeitar-se às leis. Com isso houve alguns desentendimentos entre o Rei o Papa e os barrões da Inglaterra. O Rei era impedido de criar novos impostos de modificar leis sem o consentimento de um conselho denominado Grande Conselho composto por membros do clero e da nobreza e que se aprovado pelo conselho a lei valeria para todo o território britânico.

Por fim tornou-se o primeiro estatuto da constituição britânica. Houve diversas revisões para que garantisse maior abrangência dos direitos a todo povo inglês e para o surgimento da monarquia constitucional britânica. Mas a mesma não pode ser considerada universal pois não desta forma que a mesma foi declarada mas serviu de modelo para outras declarações mesmo sendo peça principal para a constituição inglesa e posteriormente para o restante do continente europeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com