TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática atividade lúdica

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 16

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 3 (AD3)

Fundamentos da modelagem matemática

Curso de Matemática (Licenciatura e Bacharelado)

Professora Diva Marília Flemming

Nome do aluno: Rogério Chagas da Silva

Código acadêmico:  581199                                 Data: 09/11/17

                                                     RESUMO

O presente artigo tem Como tema uma atividade ludica junto com uma atividade a ser desenvolvida em sala de aula visando a aplicação da modelagem matemática em sala de aula. Os assuntos abordados neste artigo são direcionados para aplicação na 7º e 8º série do ensino fundamental na disciplina de Matemática. Este artigo visa estratégias que auxiliem no processo do ensino e aprendizagem da Matemática. Bem como uma análise histórica do desenvolvimento dos temas com sugestões alternativas para aplicação dos temas. No artigo constam a metodologia aplicada, os planos de aulas e as estratégias pedagógicas aplicadas.
1 INTRODUÇÃO

O presente Artigo tem como assuntos uma Introdução a irracionalidades dos numeros , aplicado em forma de minicurso, e uma atividade lúdica destinadas para aplicação nas 7º e 8º anos do ensino fundamental. Em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula, inicialmente são apresentadas uma reflexão sobre o assunto : O que é a matemátia e para que serve a matemática.

                                              2 OBJETIVOS

A elaboração do artigo tem como objetivo à aquisição de novos conhecimentos ou práticas que possam ser aplicadas em sala de aula, assim como a aplicação de um conhecimento mais proximo da realidade dos alunos.

 

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

DESCRIÇÃO DAS FASES

Quanto às atividades desenvolvidas no presente artigo, está à observação e análise em sala de aula dos procedimentos metodológicos utilizados bem como a resposta do aluno na recepção do conteúdo. As atividades desenvolvidas em sala de aula têm como procedimentos metodológicos a sequência abaixo relacionada:

  • Apresentação de uma aula inicial com o tema “O que é a matemática” situação essa que visa quebrar o clima de primeiro encontro e aproximar o professor do aluno.
  • Apresentação de minicurso (A irracionalidade dos números);
  • Apresentação de aula lúdica (A descoberta da carta escondida).
  • Resolução de exercícios;
  • Acompanhamento nas atividades e exercícios realizados pelos alunos;
  • Discussão sobre os resultados obtidos e dúvidas encontradas quantos às formas de avaliação

A avaliação se utiliza de um aspecto global de aprendizagem do

conhecimento        absorvido        e        demonstrado das habilidades desenvolvidas,        da comunicação na linguagem Matemática e da tomada de decisões em busca da solução de problemas por meio de atividades práticas(exercícios) e desafios matemáticos.

  1. Aula

Apresentação: O que é a matemática ? Para que serve a matemática?

O foco dessa aula é fazer uma apresentação do tema “O que é a matemática?” esta- belecendo um conhecimento da turma, pelo professor, e analisando o conhecimento da turma sobre o tema. Estabelecer uma maior proximidade entre professor e aluno criando-se um principio de senso crítico e também expondo aos alunos o pensamento do professor sobre o tema.

O que é Matemática?

Podemos dizer que é difícil definir em poucas palavras o que é matemática, e toda definição não conseguirá expressar de forma satisfatória devido ao grande complexo  significado da matemática; porém podemos tentar dar uma noção: A principio a palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (suas evidências e definições são independentes das outras ciências) que se baseia em: teoremas, axiomas, preposições etc, para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. A matemática como uma expressão da mente humana, ativa os reflexos, o expressar da razão e o grande desejo pela perfeição em números, pois 2+2 = 4 e não = 5. É também chamada por muitos estudiosos de linguagem universal ( a matemática é uma linguagem porque é formada por signos representativos e linguísticos que passam idéias e significados). Pode ser dividida em matemática aplicada com seus elementos básicos e a matemática pura.

“ A matemática é sem duvida uma uma linguagem universal que une povos, revela padrões e expressa e comprova pensamentos. Porém antes de tudo a matemática sempre foi e ainda continua sendo uma ferramenta do desenvolvimento do homem. Está intimamente ligada ao sem desenvolvimento. Para todo canto que olhamos enxergamos matemática!”

Para que serve a matemática?

É o método mais eficiente de racionalizar a natureza e seus complexos sentidos. Em razão da matemática, conseguimos desvendar e resolver um número bem extenso de problemas de diversas áreas da Ciência. Vamos a alguns exemplos:

Qual a curva que liga dois pontos fixos?

Qual o caminho que a luz faz ao refletir numa superfície qualquer?

Por que quando apertamos os pólos de um ovo não conseguimos quebrá-los? Quanto é 2+2? Isto mesmo sem a matemática, nem esta simples operação você conseguiria resolver com tamanha facilidade.

“É realmente interessante a Ciência Matemática e seus poderes de resoluções.”

Qual a importância da matemática na sociedade ?

Estamos cientes que, a parte mais simples e conhecida da matemática é a aritmética (operações com números). Imagine só se os números simplesmente não existissem em nosso mundo. Como seríamos? Como poderíamos receber nosso salário? Ou mesmo fazer um simples cálculo de idade. Um pouco complicado, não ? Temos que admitir que estamos cercados por números! A qualquer lugar que você vá aparecerá a necessidade de quantificação, em outras palavras : números. Esta é talvez a principal teoria da matemática, mas não é a única, pois existem muitas outras as quais são também aplicáveis à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (87.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com