TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Medicina Em Roma

Exames: A Medicina Em Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Roma

A medicina não teve prestígio em Roma. Durante muito tempo era exercida por escravos ou estrangeiros. Os romanos eram um povo, essencialmente guerreiro. O indivíduo recebia cuidados do Estado como cidadão destinado a tornar-se bom guerreiro, audaz e vigoroso.

Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilação das casas, água pura e abundante e redes de esgoto. Os mortos eram sepultados fora da cidade, na Via Ápia. O desenvolvimento da medicina dos romanos sofreu influência do povo grego.

Fundado em 753 a.C. foi o império mais conhecido do Mundo antigo. Construíram hospitais para cuidar de seus guerreiros, porém, os médicos eram gregos, pois consideravam esse ofício indigno aos romanos. Alguns médicos eram escravos e todos os que exerciam a atividade de enfermeiros eram escravos.

Somente na era cristã a situação dos médicos mudou e os romanos passaram a ser respeitados. Um dos médicos famosos daquela época foi Galeno, considerado o pai da anatomia. Foi o primeiro a investigar a patologia, a fisiologia e a anatomia. Nasceu na Grécia, mas ganhou sua fama em Roma. Fez grandes descobertas, como distinguir as veias das artérias, o sangue venoso do sangue arterial, entre outras e escreveu sobre 60 medicamentos. O cristianismo foi a maior evolução social de todos os tempos, influiu positivamente através de reforma dos indivíduos e da família. Os cristãos praticavam tal caridade, que movia os pagãos: “Vede como eles se amam”.

E as únicas referências concernentes à época em questão estão relacionadas com a prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com