TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEGOCIAÇÃO É UMA ATIVIDADE DEFICIL E TRABALHOSA

Trabalho Universitário: A NEGOCIAÇÃO É UMA ATIVIDADE DEFICIL E TRABALHOSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  5.124 Palavras (21 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 21

SUMARIO

1 – INTRODUÇÃO

1.1 - A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A origem da contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização, o homem deixou a caça e voltou-se para a agricultura e ao pastoreio, rompendo a vida comunitária e começando a divisão do solo criando a idéia de propriedade.

A origem da Contabilidade e a necessidade de registros do comércio estão ligadas. O comércio era uma prática nas principais cidades da Antiguidade.

O homem no começo registrava tudo em sua memória, mas com o aumento de sua riqueza e a preocupação em saber quanto poderiam render e uma forma mais simples de aumentar suas posses o homem desenvolveu formas mais eficiente de registros.

Neste sentido, o surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.

O estudo da contabilidade é bem antigo, à medida que o homem desenvolvia um patrimônio, era necessário que ele procurasse desenvolver procedimentos para determinar as suas posses e avaliar as mesmas. Há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, tendo assim vários fatos a registrar, e oferecendo também o desenvolvimento da escrita contábil. No início, esses registros eram realizados através de pequenas peças de argila. No Egito há milhares de anos, utilizava-se o papiro que deu origem aos livros contábeis e já se faziam registros sofisticados naquela época, inclusive utilizando-se o sistema das matrizes.

Foi pensando no futuro que o homem decidiu conhecer suas possibilidades de uso consumo e produção, estabelecendo técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo vários teóricos, se divide em quatro períodos, são eles: A contabilidade do mundo antigo, contabilidade do mundo medieval, contabilidade do mundo moderno e contabilidade do mundo cientìfico.

2 – A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

2.1 - PERÍODO ANTIGO

A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

Há interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis, exemplo disso foi no tempo de José, no Egito, houve tal acumulação de bens que perderam a conta do que se tinha! (Gênesis 41.49).

2.2 - PERÍODO MEDIEVAL

Na Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci”, de Leonardo Pisano. Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita.

Foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica", devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo, como conseqüência das necessidades da época, o livro caixa que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se, inicialmente, a pessoas.

O aperfeiçoamento e o crescimento da Contabilidade foram a conseqüência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. O processo de produção na sociedade capitalista gerou a acumulação de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando os registros mais complexos.

No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta "Capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.

O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.

No início do Século XIV, já se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais, nas suas diversas fases: custo de aquisição; custo de transporte e dos tributos; juros sobre o capital, referente ao período transcorrido entre a aquisição, o transporte e o beneficiamento; mão-de-obra direta agregada; armazenamento; tingimento, etc., o que representava uma apropriação bastante analítica para época. A escrita já se fazia no moldes de hoje, considerando, em separado, gastos com matérias-primas, mão-de-obra direta a ser agregada e custos indiretos de fabricação. Os custos eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial.

2.3 - PERÍODO MODERNO

O período moderno foi a fase da pré-ciência. Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período:

• Em 1453, os turcos tomam Constantinopla, o que fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália;

• Em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para alguns países europeus;

• Em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.

A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com