TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO A NASDAQ

Trabalho Escolar: A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO A NASDAQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir faz referência a história da maior loja de artigos esportivos da América Latina que conseguiu alcançar este patamar e apenas 10 anos de existência, o detalhe a ser ressaltado é que todo esse sucesso alcançado se deve essencialmente a adaptação empresa e-commerce que hoje parece ser uma das melhores formas de alcançar o maior número possível de clientes. Essa história é prova que um sistema de informação bem implantado e que seja capaz de suprir as necessidades de determinado negócio é uma ferramenta indispensável para atingir o sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

A Gerência de produtos tem como objetivo aceitação e expansão de sua linha de produtos no mercado.

Das atribuições de um gerente de produtos, ou daquele responsável por direcionar as ações dos principais produtos da empresa, considero as mais importantes a seguir :

Planejar e realizar as atividades de lançamento de novos produtos; Planejar e coordenar a execução das ações de propaganda, promoção e merchandising dos produtos; e Realizar as atividades de apoio ao trabalho de venda dos produtos.

A escala de lealdade surge para acompanharmos a evolução do cliente com a empresa, permitindo uma comparação inclusive na estratégia de conquista de clientes, bem como a manutenção dos mesmos. Dentre esses tipos de clientes existem os;

Clientes Advogados/Defensores da marca: Clientes que defendem ativamente uma empresa e a recomendam aos seus amigos ou aos colegas de trabalho.

Clientes Experimentadores: Consumidores de primeira vez; aqueles que estão testando produtos ou serviços de uma empresa.

Clientes Fiéis: Pessoas que consomem uma variedade de produtos ou serviços de uma empresa durante muito tempo, demonstrando lealdade; adoção da marca ou produto.

Fazendo uma avaliação no texto em questão, percebemos o quanto é importante uma estratégia para a sobrevivência de uma organização mesmo ela estando numa fase “ímpar’’ de crescimento. Os momentos de avaliação dos rumos são constantes e quanto mais ela cresce, mais aumentam os problemas.

De acordo com a metodologia SWOT, identifiquei a seguir: Pontos fortes, Pontos fracos, ameaças e oportunidades na empresa Netshoes.

Considero Pontos Fortes os acontecimentos a seguir;

O fato de vender apenas artigos esportivos e, nada mais, ajudou muito a empresa por ela estar focada apenas em um tipo de produto. Além disso é a única de todas as lojas desse ramo, a não ter lojas ‘físicas’. A Netshoes tem seu site, e só.

Outro ponto forte, foi a colocação de um grupo de professores de Educação Física em seu serviço de call center, para que fosse feita as trocas dos pares, em que os clientes solicitavam.

Para quem estivesse acompanhando o varejo eletrônico Brasileiro na época, a decisão de Kumruain não parecia fazer sentido algum. Em 2007, quando fechou sua lojinha, ninguém comprava roupas ou tênis pela internet no Brasil. Esse avanço era uma ameaça.

A abertura de capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana, também é um acontecimento ameaçador.

As grandes varejistas consideravam o comercio eletrônico a melhor forma de desovar produtos e passaram a oferecer frete grátis e parcelamento em dez e até 12 vezes sem juros. Enquanto pagavam seus fornecedores em 60 dias, recebiam dos clientes em um ano. Essa jogada foi muito arriscada, portanto era uma ameaça.

É sempre difícil atribuir a um motivo o sucesso ou o fracasso de um negócio.

No ano passado, a Netshoes perdeu o posto de maior anunciante da internet brasileira para a concorrente Dafiti. O efeito na procura pelo site foi imediato e tremendo; o número de visitantes caiu a 6 milhões em junho de 2012 para 4,8 milhões em janeiro. Uma queda de 20%.

Já as oportunidades de crescer são muitas: Uma delas foi quando aconteceu o seguinte fato;

Com os grandes batendo cabeça irritando a freguesia, abriu-se espaço para quem vinha com um modelo alternativo. E era justamente isso que Marcio Kumruain tinha para oferecer. Com os esforços centrados na venda de apenas um tipo de mercadoria, a empresa conseguiu fazer o que os grandalhões penavam para fazer – deixar o cliente satisfeito.

Em 2010 a Netshoes, começou a vincular anúncios na TV aberta, algo que nenhum de seus concorrentes fazia.

Para as empresas, assim como para os países chega uma hora em que é necessário encontrar uma nova fórmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com