TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza Do Serviço Social

Dissertações: A Natureza Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

A primeira tese fala sobre a perspectiva Endogenista que sustenta a origem do serviço social advém de processo de evolução organização e profissionalização das antigs formas de ajudas,da caridade e da filantropia, que se há certo tempo, atrelado á questão social.

A segunda tese a perspectiva Histórica-Critica é entendida a partir de sua funcionalidade atrelada á ordem burguesa, quando o estado torna-se responsavel pelas mazelas da questão social, usando-se das políticas sociais.

A primeira e a proposta por Werner Sombart(1863-1941),considera que o capitalismo( numa visão idealista) é criação do ''espiríto capitalista''(empreendedor e racional),sendo que em épocas diferentes,onde ocorrem atitudes econômicas diferentes,onde ocorrem atitudes econômicas diferentes.

A segunda é assegurada pela escola Histórica Alemã e entede que o capitalismo surgiu como uma forma de organização da produção,que se move entre mercado e lucro o capitalismo tem,então,um motivo, o lucro,asseguram Karl Bucher e Gustav VonSchmoller, representantes desta vertente.

A terceira advém do pensamento de Karl Marx, o capital é entendido como uma relação social e o capital é entendido como uma relação social e o capitalismo um determinado modo de produção,onde há a dominação do processo de produçaõ pelo capital.Há, portanto, o predomínio da compra e da venda da força de trabalho, tornando-se mercadoria como outra qualquer.

3-Qual e o elemento defenidor do capitalismo, seu traço distintivo essencial?

A posse privada dos meios de produção por uma classe e a exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm.Esta separação entre meios de produção e produtor e a consequente subordinação direta deste ao dono do capital permitem que se instaure o ciclo de vida do capital,o seu processo de acumulação primitiva.

4-Descreva a formação da questão social no capitalismo mercantil(séc XV- XVI)?

Fatos ocorrido entre os séculos XV e XIV em quase toda a europa vão encotrar,porém, o feudalismo imerso em graves crises,de um lado decorrentes da intensa difusão das transações monetárias em seu interior e de outro da desintegração da estrutura feudal em função do amadurecimento de suas próprias contradições internas.

5-Descreva questão social no capitalismo concorrencial(séc XVII a XIX)?

O século XVII, além de ter abrigado algumas unidades fabris de produção,testemunhou a criação de importantes invenções, que por certo prenunciavam um futuro já próximo.

6-Descreva as primeiras formas de oposição dos trabalhadores?

As primeiras formas de oposição dos trabalhadores a essa dura realidade expressaram-se na resistência,dirigindo-se não diretamente ao opressor,ao explorador, mas ao instrumento de exploração ,ao símbolo da opressão: A maquina.

7-Descreva o movimento cartista e sua importancia para a classe trabalhadora?

O cartismo teve grande importância para que as questões e problemas da classe trabalhadora ganhassem maior presença política. Logo depois de sua existência, diversas leis trabalhistas foram criadas no intuito de combater a exploração da força de trabalho e mediar as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com