TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza Do Vinculo Social: A Alternativa Moderna

Ensaios: A Natureza Do Vinculo Social: A Alternativa Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o autor, se queres entender sobre a sociedade atual, é necessário que decida qual o método está sendo refletido, pois existem dois tipos seguidos: o primeiro que o de Talcott Parsons e o segundo idealizado por Marx.

Esses métodos utilizados que designa essas duas ideologias nasce a partir do século XIX.

Parsons denomina o funcionalismo como uma perspectiva que procura explicar aspectos da sociedade, funções realizadas pelas normas estabelecidas e suas consequências para a sociedade como um todo. O funcionalismo analisa o caminho que o processo social e os arranjos das leis contribuem para a manutenção da sociedade, cada um dos componentes do sistema, suas partes, tal como uma peça qualquer em relação a uma máquina, desempenham papéis que visam contribuir para estabilidade e ordem social. A partir dessa visão da sociedade, o passo seguinte é determinar os seus componentes básicos formados pela economia, o sistema político, a família e o sistema educativo em geral, com seus valores e crenças bem definidos. Elas todas são interdependentes e agem no sentido de preservar a sobrevivência do todo como um sistema que define como um todo organizado formado por elementos interdependentes, que está rodeado por um meio exterior.

O outro modelo de sociedade é guiado por Marx mostra sobre as lutas de classes onde as condições econômicas, inicialmente, transformaram a massa do país em trabalhadores. A dominação do capital criou para essa massa uma situação comum, interesses comuns. A transformação dessa sociedade é resultado de um longo processo histórico, cabendo ao cientista identificá-lo, o que lhe dá as condições para construir uma utopia. Por isso que Marx é categórico sobre essa questão. No prefácio citado, afirma , cheio de esperança e de otimismo.

Sobre a natureza do vinculo social, podemos afirmar que acerca da condição pós-moderna nas sociedades e culturas mais desenvolvidas desde a crise dos relatos teóricos e de emancipação que geram, a partir de si mesmos, o problema da invalidação do saber. a impossibilidade do consenso e a existência de novas regras que desestabilizam o saber em um processo contínuo, cujo reconhecimento da heterogeneidade dos jogos de linguagem aponta para uma possível legitimação pela paralogia. Todavia, inseriremos o discurso filosófico de Nietzsche como ruptura com a tradição a partir da recusa do fato e do fundamento através da afirmação de que só existem interpretações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com