TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL; ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; DIREITO E LEGISLAÇÃO

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA PÓLO TELÊMACO BORBA

SERVIÇO SOCIAL

HELEN CRISTINA PEREIRA (R.A. 9932414109)

IVANE APARECIDA BARBOSA (R.A. 9137276688)

RAFAELA ELIAS (R.A. 8520896389)

TAMILIS RIBEIRO BRUNO (R.A. 2747614563)

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL; ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; DIREITO E LEGISLAÇÃO;

TELÊMACO BORBA

Maio/2015

HELEN CRISTINA PEREIRA (R.A. 9932414109)

IVANE APARECIDA BARBOSA (R.A. 9137276688)

RAFAELA ELIAS (R.A. 8520896389)

TAMILIS RIBEIRO BRUNO (R.A. 2747614563)

DESAFIO PROFISSIONAL

RELATÓRIO SOCIAL –

CASOS CONCRETOS DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Trabalho apresentado como requisito parcial à disciplina deA Organização Social no Brasil; Antropologia Aplicada ao Serviço Social; Direito e Legislação, para a obtenção de nota referente ao 2°ano, sob a orientação da Prof. Ma. Mariciane Moraes Nunes, para a Obtenção do Título Assistente Social, Modalidade de Ensino a Distância.

TELÊMACO BORBA

Maio/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

5

RELATÓRIO SOCIAL 6

7

CONCLUSÃO 8

9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS….................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Segundo o Estatuto da criança e do Adolescente: “Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. ”

Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil assim como a criança e adolescente, que gozam de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana. Têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos nas leis, que também compreende a liberdade de ir e vir, de opinar e se expressar, de optar por qualquer crença ou religião. Tem liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se, participar da vida familiar e política, além de buscar refúgio, auxílio e orientação. Assim como é um direito serem educados e cuidados sem uso de quaisquer tipos de castigo, sejam eles físicos ou psicológicos.

É dever de todos zelar pela dignidade da criança, deixando as salvas de qualquer tratamento desumano. Mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. Com isso, devem permanecer em um ambiente com condições de habitabilidade, higiene, solubilidade e segurança com condições adequadas para seu desenvolvimento integral com proteção a vida e a saúde, assegurando toda oportunidade e facilidades a fim de promover o seu desenvolver em todos os aspectos, em condições de liberdade e dignidade, desde a saúde até a convivência em sociedade. Assim como também disponibilizar de socorro e proteção em toda circunstância. O ambiente em questão tem dever de manter a integridade física, psíquica e moral da criança, o que abrange a preservação da imagem, identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, além dos objetos pessoais, evitando-se uma retirada drástica do meio ao qual a criança ou o adolescente está acostumado. Por fim, é preciso garantir acesso à escola e a creche que é dever do estado. Devem ter acesso a fontes de cultura, lazer, informação e serviços que respeitem sua condição de pessoa em desenvolvimento. Com isso efetivando a "rede de proteção à criança e ao adolescente" que todo município tem o dever de instituir e manter, que nada mais é do que a articulação de ações, programas e serviços, bem como a integração operacional entre os mais diversos órgãos públicos encarregados de sua execução, que tem finalidade de proporcionar a todas as crianças e adolescentes (assim como às suas respectivas famílias) a "proteção integral" e o direito a convivência familiar e comunitária que já lhes é prometida pelo ECA e nas quais o ser humano pode sedimentar sua condição psicossocial.Inserindo a criança em sua comunidade para que gradativamente permita que ela seja inserida no mundo, assimilando valores, hábitos e modos de superar as dificuldades, de formação de caráter e participação na vida social. Assegurando-as uma convivência familiar e comunitária em ambiente livre de pessoas dependente de substancias entorpecentes (art. 19, Estatuto).Assim como um ambiente livre de ações degradantes, pois o que se vê é a necessidade de prover melhores condições para os filhos em um ambiente de recursos escassos que levam determinados pais ao envolvimento em atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e estelionato.Portanto, a prisão de um dos pais, especialmente da mãe, decorrente de atividades criminosas, interfere no desenvolvimento saudável da criança, mas não destitui o poder familiar.

2. RELATÓRIO SOCIAL

Fazendo uma análise investigativa sobre os familiares da criança vemos que os avós paternos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com