TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização De Atividades Culturalmente Significativas

Monografias: A Organização De Atividades Culturalmente Significativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 2

O ato de brincar, o afeto, a motricidade, a linguagem, a percepção, a representação, a memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligados. A brincadeira favorece grandemente o equilíbrio afetivo da criança contribuindo assim para o processo de apropriação de signos sociais. Cria também, condições para uma transformação significativa da consciência infantil, por exigir delas formas mais complexa de relacionamento com o mundo. Por meio da brincadeira, as crianças pequenas exercitam capacidades como: representar o mundo e distinguir pessoas. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais.

A brincadeira permite a construção de novas possibilidades de ação e formas inéditas de preparar os elementos do ambiente. Os objetos manipulados nas brincadeiras são utilizados de modo simbólico, como um substituto para os outros, por intermédio de gestos imitativos reprodutores de posturas, expressões e verbalizações que ocorrem no ambiente da criança. Ao imitar o outro, as crianças necessitam captar o modelo em suas características básicas, percebendo-o em sua plasticidade perceptivo-postural, conforme se ajustam afetivamente a ele.

As interações infantis nas brincadeiras, quando a criança e seus parceiros confrontam suas próprias “zonas de desenvolvimento proximal“, levam-os a representar a situação de forma cada vez mais abstrata e a construir novas estruturas autorreguladoras de ação, ou seja, modos pessoais historicamente construídos de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular, etc. A ação criativa necessita da imaginação, que depende de uma rica e variada experiência prévia e se desenvolve especialmente por meio da brincadeira simbólica. A imaginação se desenvolve por toda a vida. Ela é livre, embora ainda pobre nas crianças, ao passo que o adulto, por ter uma experiência mais diversificada, pode experimentar uma função imaginativa extremamente rica e madura.

A imaginação e a emoção estão totalmente vinculadas. Ao mesmo tempo em que as imagens da fantasia selecionam e recombinam elementos da realidade segundo o estado interior do indivíduo, os sentimentos e alegrias de personagens imaginários o emocionam. Para se desenvolver, a função imaginativa depende da experiência, das necessidades e interesses, da capacidade combinativa exercitada na atividade de dar forma material aos seus frutos – os conhecimentos técnicos e as tradições, ou seja, os modelos de criação que influem no ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com