TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO E VENDAS EM RESTAURAÇÃO

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE SANTA CATARINA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA

EQUIPE: ALEXANDRA DE MATTOS E LUCAS SCHIFINI

DISCIPLINA: PRODUÇÃO E VENDAS EM RESTAURAÇÃO

PROFESSOR: VICTOR HENRIQUE MOREIRA FERREIRA

PLANO DE MARKETING

FRANQUIA SUBWAY

FLORIANÓPOLIS, SC,

2013.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ANÁLISE SITUACIONAL        4

3        OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS        6

4        PLANO DE AÇÃO        8

5        CONTROLE DE MARKETING        11

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12


  1. INTRODUÇÃO

O restaurante SUBWAY foi fundado nos Estados Unidos, há mais de 47 anos, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeição rápida e saudável. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, inspirados na culinária de diferentes localidades, a rede está representada por mais de 900 lojas no Brasil.

O foco principal da rede Subway é o oferecer um sanduíche gostoso e saudável feito na sua frente.

De modo geral as pessoas se alimentam muito mal, fazem poucas refeições e em grande quantidade, sendo que o resultado disso é o aumento de peso, e outros problemas de saúde.

A Subway vai na contramão dessa tendência e oferece uma melhor alternativa à tradicional comida gordurosa dos fast foods. No próprio site a empresa oferece informações como fazer o lanche tipo submarino sem muito sódio e com mais fibras. Essa preocupação em oferecer com qualidade superior, pães feitos e assados na hora ganha um grande respeito do consumidor que faz da Subway sua lanchonete preferida.

A franquia localizar-se-á na Rua São Jorge, no centro de Florianópolis e abrange um grande fluxo de pessoas, assim como o perfil socioeconômico dos frequentadores, e sempre focando a alimentação saudável.


  1. ANÁLISE SITUACIONAL

A cidade de Florianópolis apresenta uma grande oferta de restaurantes, bares e lanchonetes, além de outros estabelecimentos no segmento de alimentos e bebidas. No que se refere a procura o número também pode ser considerado grande, entretanto as pessoas tendem a destacar alguns aspectos para fazerem suas escolhas.

A Capital possui um alto padrão de vida, o que faz com o que os preços praticados no mercado sejam excessivos. Além disso, as refeições estão mais rápidas, porém sem tanta qualidade (obviamente considerando algumas exceções).

Entende-se que a união de preço baixo, qualidade, eficiência e rapidez é o melhor caminho para aumentar a demanda e satisfazer os clientes.

O setor de fast food está sempre em crescimento. Entretanto há um número cada vez maior de pessoas valorizando uma alimentação mais saudável. Além dos aspectos de preço, qualidade e atendimento, os clientes querem uma refeição que seja rápida, que não envolva fritura, que venha acompanhada de uma salada (sempre sinônimo de saudabilidade) e melhor, que ela mesma possa escolher os ingredientes que vão compor o seu prato.

Com relação a concorrência podemos citar como concorrentes diretos o Mc’Donalds, Burger King, Bob´s, Giraffas etc. Considerando a sua localização (Rua São Jorge, centro de Florianópolis), pode ser citado o supermercado Hippo (que vende sanduíches e possui serviço de buffet). Ainda que a localização seja relativamente próxima ao Beiramar Shopping, a procura pelo estabelecimento deve ser bem concentrada tendo em vista e grande quantidade de órgãos públicos, consultórios e escritórios nas proximidades, além do colégio Santa Catarina.

Por se tratar de lanches rápidos entende-se que não haja competição com os restaurantes mais próximos.

No caso da concorrência indireta só podem ser citados aqueles restaurantes que fornecem outro tipo de alimentação, pois considerando os preços praticados pela rede Subway não há como se comparar com outros produtos diferentes do setor de alimentos e bebidas.

Por fim cabe destacar que a Subway investe sempre no quesito qualidade X rapidez X refeição saudável. Mas também, eventualmente, oferece novos ingredientes para que o cliente possa enriquecer seu sanduíche.

Existe ainda, um cardápio promocional, no qual em cada dia da semana é oferecido um sanduíche com preço abaixo do normal, que configura a promoção “o barato do dia”.

A Subway ainda conta com a promoção “a bebida é por nossa conta, na qual o cliente após a compra de um refrigerante tem direito a mais um.


  1. OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS

Segue relação dos objetivos que a franquia pretende alcançar e as consequentes estratégias que a mesma deve adotar para tanto:

Objetivos

Estratégias

Aumentar em 10% (dez por cento) o valor mensalmente vendido em relação ao anterior.

Capacitar os funcionários para induzir a venda casada dos produtos, como combos de sanduíche e batata, sanduíche e cookie e até mesmo dois sanduíches.

Ofertar a promoção “o barato do dia”, pois por se tratar de um sanduíche com valor inferior ao preço normal a tendência é que haja um maior volume de vendas.

Ofertar adicionais que elevam o preço, como dobro de queijo, baco, recheios, etc.

Aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Treinamento constante dos funcionários para que haja mais eficiência e rapidez no atendimento.

Capacitação no que se refere à segurança alimentar.

Escolha de bons fornecedores dentre aqueles indicados pelo franqueador.

Fidelização de clientes

Cartão de pontos: a cada seis sanduíches o sétimo é de graça, sendo que o cartão é válido por 60 (sessenta) dias.

Entrega gratuita para pedidos próximos ao estabelecimento desde que supere o valor de R$ 50,00.

Utilização das redes sociais para enviar notícias do estabelecimento (como promoções) e também para acompanhar os comentários que os clientes fazem.

Fonte: dos próprios autores (2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com